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Institucional

Divisão de Acesso aos Cursos de Graduação

Divisão de Registro de Estudantes

Núcleo de Educação a Distância

Procuradoria Educacional Institucional

 

O que é?

A Pró-Reitoria de Graduação promove anualmente uma cerimônia para entrega dos Diplomas de Dignidade Acadêmica aos alunos que concluíram seus cursos de graduação, obedecidas às disposições da Resolução do Conselho Universitário nº 04/2011 (alterada pela Resolução do Conselho Universitário nº 21/2019) e de acordo com o seu desempenho escolar.

O Diploma de Dignidade Acadêmica é concedido em diferentes graus. Aos alunos que alcançam, durante todo o curso, coeficiente de rendimento acumulado igual ou superior a 9,5 (nove e meio) é concedido o diploma “Summa Cum Laude”. O grau “Magna Cum Laude” é concedido aos alunos com coeficiente de rendimento acumulado igual ou superior a 9,0 (nove) e o grau “Cum Laude”, aos alunos com CRA igual ou superior a 8,0 (oito). São levadas em consideração as notas de aprovação final do aluno em todas as disciplinas.

Os Diplomas de Dignidade Acadêmica são entregues aos alunos agraciados, em solenidade especial, com a presença do Magnífico Reitor, dos Decanos dos Centros da Universidade, além dos Pró-Reitores e Diretores de Unidades da UFRJ.

A Pró-Reitoria de Graduação está imbuída do espírito de manter esta premiação e criar, apoiar e incentivar outras iniciativas voltadas para o reconhecimento do esforço, da dedicação e do desempenho de nossos estudantes de Graduação.

Requisitos:

   • Atenção: A solicitação de análise do desempenho escolar só pode ser realizada após colar grau e a data de colação estar constando no histórico escolar.

   • Disponibilizamos a resolução que regulamenta a concessão de dignidades acadêmicas a alunos de graduação da Universidade.

      • Resolução do Conselho Universitário nº 04/2011.

         • Resolução do Conselho Universitário nº 21/2019. (Altera a Resolução nº 04/2011).

Como solicitar:

   • A solicitação de análise do desempenho escolar deverá ser feita, exclusivamente, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

   • A solicitação feita por qualquer outro meio será desconsiderada.

   • Utilizar no campo 'assunto' o texto 'FORMULÁRIO PARA REQUERIMENTO'.

   • A utilização deste e-mail deve ser exclusivo para o envio de solicitações e suas pendências, caso hajam. Demais mensagens que cheguem serão desconsideradas.

Documentação necessária: (ENVIO COMPLETO OBRIGATÓRIO)

Todos os campos do formulário de ‘Requerimento de solicitação de análise do desempenho escolar’ são de preenchimento obrigatório. Atenção especial para as ‘Informações pessoais para contato com o interessado’. Caso o requerimento recebido esteja incompleto, o mesmo será desconsiderado sem prévio aviso.

Lembramos que o envio do ‘Documento original com foto (frente e verso)’ e a ‘Foto do aluno com seu documento (frente do documento – lado com foto e assinatura)’ são itens obrigatórios. O não envio acarretará em solicitação de análise do desempenho escolar desconsiderada sem prévio aviso.

   • Requerimento (formulário pdf digitável: Faça download, preencha, salve e envie);


Observações
:

1- Não utilize e-mail do domínio “@(unidade).ufrj.br”. Ao se graduar, o e-mail institucional é desativado, com isso, você deixará de receber as informações de acompanhamento de sua solicitação;

2- Com a mesma frequência que você verifica os seus e-mails, verifique a caixa de SPAM, para garantir que você não perca informações importantes sobre a sua solicitação;

3- Mantenha o seu endereço sempre atualizado. Assim, a Equipe responsável pela concessão dos Diplomas de Dignidade Acadêmica, poderá enviar correspondências, sempre que necessário, pelos correios.


   • Documento original com foto (frente e verso);


   • Foto do aluno com seu documento (frente do documento – lado com foto e assinatura).

 

Aprovação do Conselho de Ensino de Graduação em

Sessão Ordinária ocorrida em 19 de junho de 2024

 

     A Pró-Reitoria de Graduação informa que o Conselho de Ensino de Graduação, em Sessão Ordinária ocorrida em 19 de junho de 2024, aprovou os seguintes pontos:

1) Abertura de novo período de trancamento de disciplinas de 20 a 26/06/2024;

2) Não contabilização de frequência para fins de reprovação no semestre letivo de 2024.1;

3) Flexibilização do número mínimo de créditos no semestre letivo de 2024.1;

4) Flexibilização dos critérios para manutenção de bolsas acadêmicas da PR1, acompanhando os itens acima descritos;

5) Garantia de direito a segunda chamada para estudantes que perderam avaliações;

6) Apreciação pela PR1 de adequações acadêmicas no calendário que não necessitem de alteração do início do semestre letivo de 2024.2, a partir de solicitação de Unidade e/ou da representação discente da Unidade (na discussão com a PR1, garantir a representação dos três segmentos e quando forem necessárias alterações consideradas na legislação, submeter às instâncias competentes); e

7) Suspender os três critérios para jubilamento, excepcionalmente, no semestre letivo de 2024.1.

     De antemão, a Pró-Reitoria de Graduação esclarece que o calendário acadêmico de 2024 não foi suspenso, adiado, e/ou congelado

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