Pró-Reitoria de Graduação
Ingresso na UFRJ
É permitida a matrícula com isenção de concurso de acesso, na Universidade, aos graduados em curso superior de estabelecimentos autorizados pelo MEC e dos concludentes de curso fundamental das academias e escolas militares, consideradas de nível superior, com isenção de vestibular, desde que haja vaga.
Antes do início de cada semestre a Universidade publica um Edital no qual está definido o número de vagas e o tipo de seleção. O candidato deve dirigir-se à Unidade do curso no qual deseja ingressar para se inscrever e deverá submeter-se a uma prova específica de sua área.
O Convênio Internacional é um instrumento jurídico utilizado pela UFRJ para estabelecer parcerias, visando a cooperação acadêmica, científica e cultural, possibilitando ao aluno de graduação cursar disciplinas de sua área no exterior e a alunos estrangeiros beneficiários desses acordos internacionais serem acolhidos pela UFRJ (países conveniados: Argentina, Alemanha, Bolívia, Canadá, Colômbia, Chile, Cuba, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Inglaterra, Itália, México, Portugal, Romênia, Venezuela).
O Setor de Convênios e Relações Internacionais (SCRI) está vinculado ao Gabinete do Reitor e a ele compete, entre outras atividades, a análise formal da proposta, seu encaminhamento à Assessoria Jurídica (GR) e, em seguida, ao Conselho Superior de Coordenação Executiva (CSCE), para apreciação e posterior a assinatura do reitor, caso a deliberação seja favorável.
Atendimento aos alunos interessados: às quartas-feiras, de 9h às 12h e de 14h às 16h - Tel.: (21) 2598-1610.
O Programa Estudante Cortesia atende ao Decreto 89.758, de 06.06.84 que dispõe sobre matrícula por cortesia, em cursos de graduação, em Instituições de Ensino Superior, de funcionários estrangeiros de Missões Diplomáticas, Repartições Consulares de Carreira e Organismos Internacionais, e de seus dependentes legais.
Quem pode participar?
A UFRJ, mediante solicitação do Ministério das Relações Exteriores, encaminhada pelo Ministério de Educação e Cultura, fica autorizada a conceder matrícula de cortesia, em cursos de graduação, independentemente da existência de vaga, com a isenção do concurso do vestibular, ao estudante estrangeiro incluído nas seguintes categorias:
• funcionário estrangeiro, de missão diplomática, ou repartição consular de carreira no Brasil, e seus dependentes locais;
• funcionário estrangeiro de organismo internacional que goze de privilégios e imunidades em virtude de acordo entre o Brasil e a organização, e seus dependentes legais;
• técnico estrangeiro, e seus dependentes legais, que preste serviço em território nacional, no âmbito de acordo de cooperação cultural, técnica, científica ou tecnológica, firmado entre o Brasil e seu país de origem, desde que em seu contrato esteja prevista a permanência mínima de 1 (um) ano no Brasil;
• técnico estrangeiro, e seus dependentes legais, de organismo internacional, que goze de privilégios e imunidades em virtude de acordo entre o Brasil e a organização, desde que em seu contrato esteja prevista a permanência mínima de 1 (um) ano em território nacional.
Obs.: A matrícula de cortesia somente será concedida a estudantes de país que assegure o regime de reciprocidade e que seja portador de visto diplomático ou oficial.
As Transferências Ex-officio são efetivadas entre instituições públicas de ensino vinculadas a qualquer sistema de ensino, em qualquer época do ano e independente de vaga, quando se tratar de servidor público federal civil ou militar, estudante ou seu dependente estudante. A aceitação da transferência será obrigatória em razão de comprovada remoção ou transferência de ofício que acarrete mudança de domicílio para o município onde se situe a instituição recebedora, ou para localidade mais próxima.
O interessado deve dar entrada da solicitação de matrícula ex-officio na Unidade responsável pelo curso, através de requerimento e apresentação dos seguintes documentos:
• Histórico Escolar original (dar entrada na Divisão de registro dos Estudantes) até o último período;
• ano e notas do vestibular;
• documento de identidade (original e fotocópia);
• certidão de nascimento ou casamento;
• declaração de que é dependente e coabita com o servidor, quando for o caso, visada pelo órgão de pessoal ao qual esteja afeto o servidor;
• programa com a carga horária das disciplinas cursadas na instituição de origem;
• atestado de regularidade da vida acadêmica, expedido pela instituição de origem no qual deverá constar se a matrícula do interessado está ativa ou trancada;
• endereço da instituição de origem;
• cópia da publicação em Diário ou Boletim oficial do ato que comprove a transferência do servidor público, civil ou militar para a cidade do Rio de Janeiro, por necessidade de serviço;
• declaração de que o servidor está em exercício no Rio de Janeiro;
• fotocópia do comprovante de residência (anterior e atual);
• duas fotos 3x4;
• cópia de certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente.
Poderão candidatar-se à transferência externa os alunos regularmente matriculados em cursos de graduação no Brasil (inscritos em disciplinas ou com matrícula trancada), em outras instituições de ensino superior, reconhecidas pelos órgãos competentes (inciso II do Art. 44 da LDB).
Antes do início de cada semestre a Universidade publica um edital no qual está definido o número de vagas e o tipo de seleção. O candidato deve dirigir-se à Unidade do curso no qual deseja ingressar para se inscrever e deverá submeter-se a uma prova específica de sua área.
Fale Conosco
• ATRIBUIÇÕES:
É responsável pelo gerenciamento dos processos de seleção dos candidatos aos cursos de graduação da UFRJ (SiSU/MEC, UFRJ/THE-ENEM), registro de alunos, matrículas, assentamentos, expedição de histórico escolar com assinatura e emissão de relatórios.
• DIREÇÃO:
Diretor: Ivan Henrique Sobral da Silva
Substituto Eventual: Guilherme Pichinine de Carvalho
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• SEÇÃO DE ASSENTAMENTOS:
Chefe: André Luiz Neves de Magalhães dos Santos
Substituto Eventual: Víctor Hugo Oliveira da Silva
• SEÇÃO DE MATRÍCULAS:
Chefe: Marcello Luis de Souza Santos
Substituto Eventual: Brenno Restum Queiroga
• ENDEREÇO:
Av. Athos da Silveira Ramos, 274
Prédio do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN) - Bloco D - Térreo
Cidade Universitária - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 21.941-916.
• HORÁRIO DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO:
• De segunda à sexta-feira, das 10h às 15h.
• Telefones: (21) 3938-9502 / (21) 3938-9425 / (21) 3938-9426
• ATRIBUIÇÕES:
É responsável pela realização do Teste de Verificação Habilidade Específica (THE) e pelos processos de Transferência Externa (Especial e Facultativa), Mudança de Curso e de Campus/Polo, Mudança Especial de Curso e de Campus/Polo, Reingresso Especial e Isenção de Concurso de Acesso, bem como publicação dos editais e resultados de tais processos.
• DIREÇÃO:
Diretora: Isabel Ottoni Luiz
Substituta Eventual: Cláudia Denise Alves Leite
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• ENDEREÇO:
Av. Athos da Silveira Ramos, 274
Prédio do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN) - Bloco D - Térreo
Cidade Universitária - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 21.941-916.
• HORÁRIO DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO:
• De segunda à sexta-feira, das 10h às 15h.
• Telefones: (21) 3938-9423 / (21) 3938-9418 / (21) 3938-9428
• ATRIBUIÇÕES:
Realiza o gerenciamento das bolsas acadêmicas para alunos de graduação, bem como dos programas PEC-G, Mobilidade Acadêmica e Estudante Cortesia; Responsável pela interlocução institucional entre a Universidade e instituições públicas/empresas privadas para celebração de convênios para oferta de estágios para alunos de graduação.
• DIREÇÃO:
Diretora: Christiane Maria de Sá Moreira
Substituto Eventual: Alexandre Monteiro Gonçalves
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• SEÇÃO DE CONVÊNIOS E ESTÁGIOS:
Chefe: Viviane Cristina da Silva
Substituto Eventual: João Márcio Soares Cesar
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• SEÇÃO DE GESTÃO DE PROGRAMA DE BOLSAS:
Chefe: Alexandre Monteiro Gonçalves
E-mail: Monitoria e Monitoria de Apoio Pedagógico - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
E-mail: PAEALIG - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
E-mail: PIBIAC - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
• SEÇÃO DE PROGRAMAS ACADÊMICOS:
Chefe: Sanara Jennifer Santorio
Substituta Eventual: Suzana Jordão de Costa
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• ENDEREÇO:
Av. Athos da Silveira Ramos, 274
Prédio do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN) – Bloco A – 2º andar
Cidade Universitária – Rio de Janeiro – RJ – CEP: 21941-916.
• HORÁRIO DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO:
• De segunda à sexta-feira, das 10h às 15h.
• Telefones: (21) 3938-0677 / (21) 3938-9552
• ATRIBUIÇÕES:
Expedir (imprimir) e registrar todos os diplomas dos cursos de graduação (bacharelado e licenciatura) e de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado) da UFRJ; Registrar os diplomas de graduação e pós-graduação das instituições não-universitárias, públicas e privadas, que escolhem a UFRJ para realizar esse serviço; Registrar e apostilar os diplomas de pedidos aprovados de revalidação dos cursos de graduação realizados fora do país, e de reconhecimento dos diplomas de pós-graduação realizados fora do país; Disponibilizar consulta de autenticidade de diplomas e certificados que foram registrados por esta Divisão.
• DIREÇÃO:
Diretor: Alexandre Souza da Silva
Substituto Eventual: Márcio Luiz da Cunha
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• SEÇÃO DE HISTÓRICO ESCOLAR:
Chefe: Flávio dos Santos Lafaiete
Substituto Eventual: Leandro Costa da Silva
• SEÇÃO DE EXPEDIÇÃO E REGISTRO DE DIPLOMAS:
Chefe: Marcos Pereira Guimarães
• ENDEREÇO:
Av. Athos da Silveira Ramos, 274
Prédio do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN) – Bloco A – 2º andar
Cidade Universitária – Rio de Janeiro – RJ – CEP: 21941-916.
• HORÁRIO DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO:
• De segunda à sexta-feira, das 10h às 15h.
• ATRIBUIÇÕES:
É responsável por todas as atividades acadêmicas referentes ao funcionamento dos cursos de graduação, na adequação destes à legislação vigente, às suas atualizações curriculares didático-pedagógicas, estudo e revisão de mudanças acadêmicas solicitadas pelas Unidades, e implantação dos currículos e disciplinas no Sistema Integração de Gestão Acadêmica (SIGA).
• DIREÇÃO:
Diretora: Daniely Moreira Vieira
Substituta Eventual: Adriana Carvalho da Silva de Moura
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• SEÇÃO DE LEGISLAÇÃO DE ENSINO:
Chefe: Marilene Ferreira do Santos
Substituta Eventual: Lívia Bersot de Souza
• SEÇÃO DE CURSOS E PROGRAMAS DE ENSINO:
Chefe: Adriana Carvalho da Silva de Moura
Substituto Eventual: Rodrigo Portal Peixoto
• ENDEREÇO:
Av. Athos da Silveira Ramos, 274
Prédio do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN) – Bloco F – 3º andar
Cidade Universitária – Rio de Janeiro – RJ – CEP: 21941-916.
• HORÁRIO DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO:
• De segunda à sexta-feira, das 10h às 15h.
• Telefone: (21) 3938-9483
• ATRIBUIÇÕES:
É responsável por atender ao Conselho de Ensino de Graduação (CEG), órgão colegiado superior que estabelece normas, coordena os processos acadêmicos relacionados à graduação e é organizado em Câmaras e Comissões.
• SECRETARIA GERAL DO CEG:
Secretária: Úrsula Andrews Barbosa Barros
Substituto Eventual: João Simões Lopes Filho
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• CÂMARA DO CORPO DISCENTE:
Responsável: João Simões Lopes Filho
Substituto Eventual: Alan Alves de Oliveira
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• CÂMARA DO CORPO DOCENTE:
Responsáveis: Alan Alves de Oliveira
Substituta Eventual: Fabiane Bernardo de Almeida
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• ENDEREÇO:
Av. Athos da Silveira Ramos, 274
Prédio do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN) - Bloco D - Térreo
Cidade Universitária - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 21.941-916.
• HORÁRIO DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO:
• De segunda à sexta-feira, das 10h às 15h.
• Telefone: (21) 3938-9424
• ATRIBUIÇÕES:
A coordenação do NEaD é responsável pela articulação das iniciativas de ensino a distância dos cursos de graduação da UFRJ e das parcerias com outras instituições federais de ensino superior e consórcios estaduais.
• SECRETARIA DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UFRJ/NEaD-UFRJ:
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•Telefone: (21) 3938-9925
• ENDEREÇO:
Av. Athos da Silveira Ramos, 274
Prédio do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN) – Bloco F – 3º andar
Cidade Universitária – Rio de Janeiro – RJ – CEP: 21941-916.
• ATRIBUIÇÕES:
Ao Pesquisador Institucional compete prestar informações solicitadas pelo MEC que servem de base para alguns processos cruciais à Instituição como: componentes para alocação de recursos da matriz orçamentária, recredenciamento da Instituição, avaliação externa, avaliação de cursos, geração de indicadores institucionais, entre outras atribuições de competência regulatória.
• PROCURADORA EDUCACIONAL INSTITUCIONAL:
• Prof.ª Maria Antonieta Peixoto Gimenes Couto
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• ASSESSORES DA PROCURADORIA EDUCACIONAL INSTITUCIONAL:
• Bruna de Araujo Maluhy
• Simone Barreira Morandini
• ENDEREÇO:
Av. Athos da Silveira Ramos, 274
Prédio do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN) - Bloco D - Térreo
Cidade Universitária – Rio de Janeiro – RJ – CEP: 21941-916.
• ATRIBUIÇÕES:
A Secretaria de Gabinete é a unidade organizacional desta Pró-reitoria responsável por assessorar e assistir à Pró-reitora de Graduação, a Superintendente Geral e o Superintendente Acadêmico, bem como por realizar a comunicação institucional entre Pró-reitoria e demais unidades desta Universidade, e também com o público externo.
• GABINETE DA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PR1:
• Chefe de Secretaria de Gabinete: Lu Cavalheiro
• E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
• Telefones: (21) 3938-9420 / (21) 3938-9900
• ENDEREÇO:
Av. Athos da Silveira Ramos, 274
Prédio do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN) - Bloco D - Térreo
Cidade Universitária - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 21.941-916.
Diplomas de Dignidade Acadêmica
O que é?
A Pró-Reitoria de Graduação promove anualmente uma solenidade para entrega dos Diplomas de Dignidade Acadêmica aos alunos que concluíram seus cursos de graduação, obedecidas às disposições da Resolução do Conselho Universitário nº 04/2011 (alterada pela Resolução do Conselho Universitário nº 21/2019) e de acordo com o seu desempenho escolar.
O Diploma de Dignidade Acadêmica é concedido em diferentes graus. Aos alunos que alcançam, durante todo o curso, coeficiente de rendimento acumulado igual ou superior a 9,5 (nove e meio) é concedido o diploma “Summa Cum Laude”. O grau “Magna Cum Laude” é concedido aos alunos com coeficiente de rendimento acumulado igual ou superior a 9,0 (nove) e o grau “Cum Laude”, aos alunos com CRA igual ou superior a 8,0 (oito). São levadas em consideração as notas de aprovação final do aluno em todas as disciplinas.
Os Diplomas de Dignidade Acadêmica são entregues aos alunos agraciados, em solenidade especial, com a presença do(a) Magnífico(a) Reitor(a), do(a) Vice-Reitor(a), dos(as) Decanos(as) dos Centros da Universidade, além dos(as) Pró-Reitores(as) e Diretores(as) de Unidades da UFRJ.
Por limitação de espaço físico, no tocante à acomodação dos agraciados e seus convidados, cada solenidade é limitada a 250 agraciados e é levado em consideração a data do envio do requerimento de solicitação de análise do desempenho escolar.
A Pró-Reitoria de Graduação está imbuída do espírito de manter esta premiação e criar, apoiar e incentivar outras iniciativas voltadas para o reconhecimento do esforço, da dedicação e do desempenho de nossos estudantes de Graduação.
Requisitos:
• Atenção: A solicitação de análise do desempenho escolar só pode ser realizada após colar grau e a data de colação estar constando no histórico escolar.
• Disponibilizamos a resolução que regulamenta a concessão de dignidades acadêmicas a alunos de graduação da Universidade.
• Resolução do Conselho Universitário nº 04/2011.
• Resolução do Conselho Universitário nº 21/2019. (Altera a Resolução nº 04/2011).
Como solicitar:
• A solicitação de análise do desempenho escolar deverá ser feita, exclusivamente, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
• A solicitação feita por qualquer outro meio será desconsiderada.
• Utilizar no campo 'assunto' o texto 'FORMULÁRIO PARA REQUERIMENTO'.
• A utilização deste e-mail deve ser exclusivo para o envio de solicitações e suas pendências, caso hajam. Demais mensagens que cheguem serão desconsideradas.
Documentação necessária: (ENVIO COMPLETO OBRIGATÓRIO)
Todos os campos do formulário de ‘Requerimento de solicitação de análise do desempenho escolar’ são de preenchimento obrigatório. Atenção especial para as ‘Informações pessoais para contato com o interessado’. Caso o requerimento recebido esteja incompleto, o mesmo será desconsiderado sem prévio aviso.
Lembramos que o envio do ‘Documento original com foto (frente e verso)’ e a ‘Foto do aluno com seu documento (frente do documento – lado com foto e assinatura)’ são itens obrigatórios. O não envio acarretará em solicitação de análise do desempenho escolar desconsiderada sem prévio aviso.
• Requerimento (formulário pdf digitável: Faça download, preencha, salve e envie);
Observações:
1- Não utilize e-mail do domínio “@(unidade).ufrj.br”. Ao se graduar, o e-mail institucional é desativado e, com isso, você deixará de receber as informações de acompanhamento de sua solicitação;
2- Com a mesma frequência que você verifica os seus e-mails, verifique a caixa de SPAM, para garantir que você não perca informações importantes sobre a sua solicitação;
3- Mantenha o seu endereço sempre atualizado. Assim, a Equipe responsável pela concessão dos Diplomas de Dignidade Acadêmica, poderá enviar correspondências, sempre que necessário, pelos correios.
• Documento original com foto (frente e verso - somente nos formatos: jpg ou pdf);
• Foto do aluno com seu documento (frente do documento – lado com foto e assinatura - somente nos formatos: jpg ou pdf).
Bolsas Fórmula Santander: inscrições abertas
Estão abertas, até o dia 30 de setembro, as inscrições para a quarta edição do Programa de Bolsas Fórmula Santander.
Única no mundo, a iniciativa promove o intercâmbio de pessoas, culturas e conhecimentos, fomentando a pesquisa, a tecnologia e a internacionalização da atividade acadêmica. Lançado em 2010, 300 alunos brasileiros já participaram do programa.
A bolsa de estudos, no valor equivalente a 5 mil euros cada, deve ser destinada para despesas em transporte aéreo, hospedagem, alimentação e outros custos pessoais durante o curso de até um semestre. A universidade de destino deve ser uma escolha do aluno de acordo com os convênios firmados pela sua universidade brasileira, a fim de oferecer o conteúdo equivalente à sua grade curricular.
As bolsas concedidas à UFRJ são destinadas aos seguintes Centros:
-CCJE
-CFCH
- CLA
O formulário para inscrições pode ser encontrado no site: www.santanderuniversidades.com.br/bolsas. Os bolsistas contemplados serão conhecidos no dia 22/11/2013 durante o Grande Prêmio Brasil, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.
Bolsa Santander
Bolsas do Governo Australiano para 2013
Clique no link abaixo para fazer o download do Boletim Informativo de Educação do Governo da Austrália com informações sobre bolsas, Ciências sem Fronteiras e outras notícias.
Exame IELTS para candidatos de baixa renda
O Conselho Britânico estabeleceu uma parceria com o Programa Ciência sem Fronteiras para financiar o exame de proficiência em inglês IELTS, para candidatos de baixa renda com destino ao Reino Unido.
Os candidatos elegíveis devem comprovar uma das seguintes condições:
- Bolsista do PROUNI, FIES, Bolsa Família, entre outros; ou
- Renda familiar menor do que 6 salários mínimos; ou
- Ter estudado em escola pública durante o ensino fundamental ou médio; ou
- Ter estudado em escola particular na condição de bolsista; ou
- Outras situações de baixa renda identificadas pelos coordenadores do CsF que serão avaliadas pelo British Council.
O exame IELTS deverá ser utilizado obrigatoriamente pelo candidato para estudo no Reino Unido por meio do programa Ciência sem Fronteiras.
Os interessados deverão enviar uma copia do comprovante de elegibilidade e da candidatura para estudos no Reino Unido ao endereço eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Institucional
A Pró-Reitoria de Graduação (PR-1) responde pelos cursos de graduação, bem como pela política acadêmica a eles relacionada. Sendo responsável pela supervisão e controle da execução pelas diversas instâncias acadêmicas das atividades didáticas, culturais, desportivas, recreativas e extracurriculares; através do seu Conselho de Ensino de Graduação estabelece as normas e procedimentos de todos os processos de acesso aos cursos; das políticas para concessão de bolsas acadêmicas nas várias modalidades. É responsável também pelo sistema de gestão de todas as atividades pertinentes aos cursos de graduação e seus alunos.
Pró-Reitora de Graduação
Presidente do Conselho de Ensino de Graduação - CEG
Profª. Maria Fernanda Santos Quintela da Costa Nunes
Superintendente Geral de Graduação
Profª. Georgia Correa Atella
Superintendente Administrativo
Rosiléia Castório Damasceno
Superintendente Acadêmico
Prof. Carlos Eduardo Bielschowsky
Superintendente de Acesso e Registro
Ricardo Ballestero Anaya
Superintendente Executivo de Sistemas Acadêmicos Corporativos
Ricardo Storino
Procuradora Educacional Institucional
Profª Maria Antonieta Peixoto Gimenes Couto
Coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica
Profª Juliana Marsico Correia da Silva
Coordenador de Integração dos Cursos de Licenciaturas ao Complexo de Formação do Professores e PBAER
Prof. Joaquim Silva
Coordenador de Integração Acadêmica dos Cursos e Programas
Prof. Marcelo Côrtes
Coordenador do Programa de Educação Tutorial (PET) e Inovação para Graduação
Prof. Cristiano Lazoski
Coordenador do Núcleo de Educação a Distância
Prof. Carlos Eduardo Bielschowsky
Chefe de Secretaria de Gabinete
Lu Cavalheiro
Conheça a PR-1
A Pró-Reitoria de Graduação (PR-1) responde pelos cursos de graduação, bem como pela política acadêmica a eles relacionada. Sendo responsável pela supervisão e controle da execução pelas diversas instâncias acadêmicas das atividades didáticas, culturais, desportivas, recreativas e extracurriculares; através do seu Conselho de Ensino de Graduação estabelece as normas e procedimentos de todos os processos de acesso aos cursos; das políticas para concessão de bolsas acadêmicas nas várias modalidades. É responsável também pelo sistema de gestão de todas as atividades pertinentes aos cursos de graduação e seus alunos.
Jornadas de Iniciação Científica, Artística e Cultural
A UFRJ é a universidade federal com maior número de projetos de pesquisa e de programas de pós-graduação, além de ser a de maior produção científica. O programa de Iniciação Científica da UFRJ é reconhecido nacionalmente e as Jornadas de Iniciação Científica e de Iniciação Artística e Cultural são um marco na vida da UFRJ. O objetivo principal é despertar a vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação, mediante sua participação em projetos de pesquisa, preparando-os para o ingresso na pós-graduação.
A Jornada de Iniciação Científica é um evento científico anual, dirigido aos alunos de graduação da UFRJ, e obrigatório para os bolsistas do Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq PIBIC.
Estruturada como um dos instrumentos de avaliação dos planos de atividades aprovados, no contexto do PIBIC, a participação da comunidade acadêmica, docentes e estudantes de graduação, vinculados ao programa ou não, é um sucesso na UFRJ e merecedora de avaliação positiva do Comitê Externo, grupo composto de pesquisadores 1A do CNPq, de cada uma das três grandes áreas Exatas, Saúde e Humanidades -, convidado para acompanhar os trabalhos apresentados.
A expressiva participação dos estudantes representa a importância que a comunidade acadêmica confere a eventos em que estudantes de graduação apresentam trabalhos originais de pesquisa
As Jornadas de Iniciação Científica e de Iniciação Artística e Cultural são aprovadas em sessão conjunta dos Colegiados Acadêmicos e apresentam, ao final, sessões de melhores trabalhos em cada um dos seis Centros Universitários bem como uma sessão final em que são conferidas as Menções Honrosas e distribuídos os Prêmios fomentados pela FUJB - Fundação Universitária José Bonifácio.
Maiores informações: posgraduacao.ufrj.br
Programa Institucional de Bolsas de Extensão
Coordenada pela Pró-reitoria de Extensão, o Programa Institucional de Bolsas de Extensão visa contribuir para a formação profissional e cidadã por meio da participação de estudantes de graduação no desenvolvimento de projetos de extensão universitária. Através da concessão de bolsas de extensão, o PIBEX apóia o desenvolvimento de programas e projetos de extensão propostos pelas unidades, órgãos ou setores da UFRJ.
As propostas devem ser apresentadas sob a forma de programas ou de projetos, por professores ou técnico-administrativos de nível superior que fazem parte do quadro permanente da UFRJ, com programas ou projetos aprovados na Unidade e devidamente cadastrados na PR-5.
As bolsas são concedidas a estudantes que:
- sejam alunos regularmente matriculados em curso de graduação da UFRJ;
- tenham horário disponível para execução das atividades propostas;
- não acumulem a bolsa de extensão com qualquer outro tipo de bolsa de fomento proveniente de órgãos públicos (exceto as Bolsas Auxílio e Auxílio Manutenção), sob pena de ressarcimento das verbas recebidas em duplicidade;
- não tenham sido excluídos anteriormente de alguma bolsa de extensão por desempenho insatisfatório.
A t e n ç ã o !
Todas as informações referentes ao Programa Institucional de Bolsas de Extensão/PIBEX-UFRJ estão disponibilizadas no sítio da Pró-reitoria de Extensão, www.pr5.ufrj.br ou diretamente na Superintendência Acadêmica de Extensão/SAE, na sala 815, do Prédio da Reitoria Campus do Fundão. e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - Tel.: 3938-9692 e 3938-9699
Bolsa de Iniciação Científica/PIBIC/CNPq e UFRJ
Coordenada pela Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa, a Bolsa de Iniciação Científica visa despertar a vocação científica, incentivando novos talentos potenciais entre estudantes de graduação e contribuindo para a formação futura de jovens pesquisadores mediante sua participação em projetos de pesquisa.
O aluno candidato à bolsa deverá engajar-se em um projeto de pesquisa da sua área de interesse e informar-se junto ao pesquisador responsável pelo projeto sobre as condições para concorrer a uma Bolsa de Iniciação Científica. A solicitação deverá ser feita de acordo com as normas estipuladas pelo Edital, que normalmente é divulgado no mês de março, no site da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.