O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência é uma iniciativa da Capes que oferece bolsas aos estudantes de licenciatura para a valorização do magistério. Um dos objetivos do programa é a elevação da qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores nos cursos de licenciatura das instituições públicas de educação superior, assim como a inserção dos estudantes de licenciatura no cotidiano de escolas da rede pública de educação, o que promove a integração entre educação superior e educação básica.

Atualmente a UFRJ participa do PIBID com 14 licenciaturas que apresentarão e discutirão algumas de suas ações durante esse evento.

Veja a programação abaixo e mais detalhes sobre o PIBID-UFRJ no site www.pibid.pr1.ufrj.br.

2 de outubro

10h00 - 11h30 (auditório Bezão do CCS)

Mesa de Abertura

Apresentação do PIBID-UFRJ - Profa. Blanche Bitner-Mathé (Coordenadora Institucional)

Mesa Redonda: Professores Supervisores e Licenciandos discutem os Desafios para a Escola Pública no Rio de Janeiro.

Mediadora: Profa. Danielle Menezes da Faculdade de Educação.

13h00 - 15h00 (Ginásio da EEFD)

Apresentação de Painéis pelos licenciandos do PIBID-UFRJ (Todos os trabalhos inscritos deverão ser apresentados sob a forma de painéis.)

15h30 - 17h00 (salas de aula da EEFD)

Desafios para o PIBID-UFRJ (GTs) 50 vagas por GT.

GT 1: Ciência, Tecnologia, Sociedade e Formação Cidadã

Coordenação Prof. Joaquim Fernando M. da Silva do Instituto de Química.

GT 2: Recursos didáticos, novas tecnologias e cotidiano da sala de aula

Coordenação Prof. Roberto Marques da Faculdade de Educação.

GT 3: Materiais didáticos e formação cidadã na contemporaneidade

Coordenação Prof. Rogério Tilio da Faculdade de Letras.

GT 4: A importância da articulação entre o PIBID e o Estágio Supervisionado na formação  docente.

Coordenação Profa. Ana Maria Monteiro da Faculdade de Educação.

3 de outubro

10h00 - 11h00 (Ginásio da EEFD)

Palestra de Abertura

Prof. Hélder Eterno da Silveira

Professor da Universidade Federal de Uberlândia

Coordenador-Geral de Programas de Valorização do Magistério na CAPES.

11h00 - 14h30 (Ginásio da EEFD)

Mostra PIBID Integrando e Multiplicando Saberes. Apresentação de atividades desenvolvidas nas Escolas Públicas com a participação de professores e alunos do Ensino Médio.

14h30 - 16h00 (Ginásio da EEFD)

Relatos dos GTs (15 minutos para cada relato)

16h00 - 17h00 (Ginásio da EEFD)

Palestra de Encerramento

Prof. Fernando José Almeida

Professor Titular no Programa de Pós-graduação em Currículo da PUC-SP/ Ex-Diretor de Projeto Educacionais FPA/TV Cultura / Diretor de Currículo, Avaliação e Formação SME/SP.

17h30 - 18h30 (Ginásio da EEFD)

Apresentação da Escola de Música da UFRJ

Organização Prof. Celso Ramalho da Escola de Música.