Moção
As Moções são aprovadas em situações específicas, para exaltar uma determinada ação ou em apoio ou não a atos praticados por dirigentes e outras autoridades.
Composição
O Conselho de Ensino e Graduação (CEG) é presidido pelo Pró-Reitor de Graduação, sendo composto por 17 Conselheiros Representantes, sendo:
- 12 Representantes dos Centros: 02 professores de cada Centro (CT, CCMN, CCS, CLA, CCJE, e CFCH);
- 03 Representantes do Corpo Discente;
- 01 Representante dos Func. Técnicos-Adm;
- 01 Representante dos Antigos Alunos;
Todos os Conselheiros são eleitos pelos seus pares e têm um Suplente.
Câmaras
O Conselho de Ensino e Graduação (CEG) é composto por 5 Câmaras (CEG 03/02) que são:
- Câmara do Corpo Docente
- Câmara do Corpo Discente
- Câmara de Currículos
- Câmara de Legislação e Normas
- Câmara de Fomento
As Câmaras têm a finalidade de analisar assuntos referentes ao âmbito da graduação e dar os devidos encaminhamentos. Decisões unânimes nas Câmaras são válidas como decisões do Conselho de Ensino e Graduação.
Comissões
As Comissões são criadas com objetivos específicos para atenderem uma determinada demanda institucional, designada pelo Colegiado e dissolvidas tão logo alcance esse propósito. As Comissões atuais são:
- Iniciação Artística e Cultural
- Monitoria
- Laboratório de Informática da Graduação
- Ensino a Distância,
- Sistematização
- Vestibular
- Licenciatura
Há ainda a Comissão CEG/CEPG, constituída por Conselheiros dos dois Colegiados, qua analisa assuntos de interesse comum da Graduação e da Pós-Graduação.
Atas
Resoluções
Secretaria do CEG
A Secretaria do Conselho de Ensino e Graduação organiza as reuniões de câmaras e comissões e as reuniões plenárias do CEG. É também responsável pela aprovação dos editais referentes à graduação e à contratação de professores substitutos.
Conselho de Ensino de Graduação
O Conselho de Ensino de Graduação (CEG), presidido pelo(a) Pró-Reitor(a) de Graduação, é o órgão colegiado deliberativo em matéria didática e pedagógica, que traça as diretrizes para a orientação e normatização das atividades acadêmicas e participa da elaboração e implementação das linhas de ação que visam à melhoria da qualidade do ensino. Formado por professores, representantes dos antigos alunos, técnicos-administrativos e alunos representantes da graduação e presidido pelo(a) Pró-Reitor(a) de Graduação. O CEG define a política acadêmica dos cursos, fixando as normas de ensino dos cursos de graduação e das formas de ingresso na UFRJ. O Conselho de Ensino de Graduação (CEG), juntamente com o Conselho de Ensino para Graduados e Pesquisa (CEPG) definem as épocas para os atos da administração acadêmica.