A grade curricular do Curso encontra-se distribuída ao longo de oito períodos letivos. Os dois primeiros períodos são básicos; o terceiro período aborda a relação microrganismo-hospedeiro; o quarto período, a relação saúde/doença, quando são discutidos os diferentes agentes etiológicos (vírus, bactérias, fungos e protozoários) de infecções nos seres vivos e o diagnóstico laboratorial dessas infecções; o quinto período enfoca a Microbiologia Ambiental, abrangendo ecologia, biodiversidade e poluição. A área industrial é contemplada no sexto período, e os dois últimos períodos, sétimo e oitavo, são essencialmente experimentais, quando os alunos se dedicam ao desenvolvimento de um trabalho, que será apresentado no final do curso.

Hoje, o Instituto de Microbiologia é referência de qualificação acadêmica. Responsável, ainda, pelos cursos de mestrado e doutorado em Microbiologia nas áreas de Microbiologia Geral, Microbiologia Médica, Imunologia e Virologia, tem como meta integrar o ensino de graduação e pós-graduação, com vistas à redução do tempo na formação de mestres e doutores.

{xtypo_code}Unidade: Instituto de Microbiologia
Curso: Ciências Biológicas Modalidade Microbiologia e Imunologia
Autorização: CEG/UFRJ, de 18/08/1993
Vagas oferecidas: 40