A Escola de Música é formada por sete Departamentos: de Instrumentos de Teclado e Percussão; de Composição; de Instrumentos de Arco e Cordas Dedilhadas; de Musicologia e Educação Musical; Vocal; de Instrumentos de Sopro; e de Música de Conjunto. Cada departamento é responsável por uma área específica da organização acadêmica da Escola de Música, e seus professores atuam nos cursos desde a iniciação musical até a pós-graduação.

LICENCIATURA

A Escola de Música passou a oferecer, também, o Curso de Licenciatura em Música, um curso com a marca de qualidade que caracteriza a Escola. As disciplinas são ministradas na Escola de Música, mas o currículo prevê abertura para o aluno cursar disciplinas em outras unidades, sobretudo na Faculdade de Educação.

A formação musical do aluno é consistentemente valorizada, sendo o aluno estimulado a participar dos diversos grupos musicais que integram a Escola, como a Orquestra Sinfônica da Escola de Música e a UFRJazz. Paralelamente, também é oferecida sólida formação pedagógica, direcionada para diferentes espaços no mercado de trabalho, como educação musical infantil, educação musical especial, ensino de música na educação fundamental, etc.

TESTE DE HABILIDADE ESPECíFICA

Os candidatos aos cursos de Bacharelado e de Licenciatura em Música deverão fazer o Teste de Habilidade Específica (THE), no qual serão avaliadas algumas habilidades essenciais aos dois cursos. O THE é aplicado pelos próprios professores da Escola de Música e consta de uma prova teórico-prática; uma prova de emissão (solfejo e leitura rítmica a uma voz); uma prova de percepção com grafia ao piano (reconhecimento auditivo); e uma prova de conhecimentos teóricos (notação musical, acordes, intervalos, tonalidades e modulação a tons vizinhos).

{xtypo_code}Unidade: Escola de Música
Curso: Música
Reconhecimento: Decreto 19852, de 11/04/1931
Licenciatura em Música: 52 Vagas (MT)
Bacharelado em Música: 104 Vagas
Canto: Duração recomendada: 8 semestres (Bacharelado MT)
Composição: Duração recomendada: 14 semestres (Bacharelado MT)
Regência (Coral e Orquestral): Duração recomendada: 14 semestres (Bacharelado MT)
instrumentos: Clarineta; Contrabaixo; Cravo; Fagote; Flauta; Harpa; instrumento de percussão; Oboé; órgão; Piano; Saxofone; Trombone; Trompa; Tuba; Viola; Violão; Violino; Violoncelo
Duração recomendada: 8 semestres (Bacharelado MT)
web: www.musica.ufrj.br
Tel.: 2240-1391 / 2262-8742 {/xtypo_code}
UFRJ PR1-Pró-Reitoria de Graduação
Desenvolvido por: TIC/UFRJ