O ciclo básico é composto de disciplinas com ênfase em física, matemática e ciência da computação. No ciclo profissional, são oferecidas as disciplinas obrigatórias vinculadas ao Departamento. Como requisito para a conclusão do curso, é preciso que o aluno obtenha aprovação em um conjunto de disciplinas obrigatórias e eletivas.

Além da formação acadêmica, o curso fornece ao aluno um conhecimento complementar por meio do contato com instituições que atuam na área operacional da meteorologia como CPTEC, INMET, GeoRio, FURNAS e INFRAERO, entre outras, e incentivo à participação em congressos, jornadas de iniciação científica, trabalhos de campo etc.

O Departamento vem desenvolvendo e ampliando suas atividades de extensão junto à sociedade, elaborando projetos de ensino das Ciências Atmosféricas para alunos do Ensino Fundamental e Médio. Podem ser encontrados em sua página, na Internet, os produtos resultantes de suas atividades de ensino e pesquisa, tais como previsão do tempo e de ondas oceânicas, e divulgação do nível de radiação ultravioleta nos Estados do Brasil.

No âmbito da pós-graduação, o Departamento vem consolidando suas linhas de pesquisa nas áreas de Previsão do Tempo, Dinâmica de Escoamentos Geofísicos, Interação Oceano-Atmosfera, Modelagem Computacional, Mudanças Climáticas, Poluição Atmosférica e Meteorologia por Satélite, através de seu curso de pós-graduação em Ciências Atmosféricas Aplicadas a Engenharia, em conjunto com a COPPE/UFRJ.

{xtypo_code}UNIDADE: INSTITUTO DE GEOCIêNCIAS
Curso: Meteorologia