Para melhor ser capaz de desempenhar o papel de Educador Artístico, a formação dos alunos das duas habilitações se faz, além dos conteúdos e a prática pedagógicos, com disciplinas que constituem um núcleo comum às diversas áreas artísticas, tanto as de caráter cultural (teórico) como a História das Artes e Técnicas, a Estética e o Folclore, quanto as de cunho mais prático, como o Desenho Geométrico Básico, a Musicalização Básica, a Linguagem Teatral ou a Metodologia Visual.

A partir deste núcleo comum, a formação de cada habilitação se concentra num elenco de disciplinas cujos conteúdos qualificam o aluno para o desenvolvimento da pesquisa e para a atuação em sua área específica.

Para a formação específica da habilitação Artes Plásticas, que visa o conhecimento das linguagens artísticas, técnicas e a utilização de materiais diversos, o curso oferece um elenco de disciplinas práticas ministradas em ateliês de Escultura, Gravura e Pintura.

Para a formação específica da habilitação Desenho, que visa o conhecimento da geometria (plana e projetiva) e sua aplicação às diferentes técnicas de representação gráfica, o curso oferece um elenco de disciplinas teórico-práticas (Geometria descritiva, Perspectiva, Desenho Técnico e Teoria do Desenho Geométrico).

{xtypo_code}Unidade: Escola de Belas Artes Curso: Licenciatura em Educação Artística
Reconhecimento: Portaria 176, de 02/05/1983
Licenciatura em Artes Plásticas