No escopo de um projeto que visa a democratização e a interiorização do conhecimento gerado pela UFRJ, foi aberta, em Macaé, uma nova turma do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, que mantém a mesma grade curricular e formação básica das outras turmas sediadas no Campus do Fundão, havendo, no entanto, algumas adequações nas disciplinas eletivas, adaptadas para as questões regionais.

Essa iniciativa tem como principais objetivos possibilitar aos cidadãos de Macaé e Região o acesso ao ensino superior público e contribuir para a formação de profissionais qualificados e fortemente comprometidos com o desenvolvimento regional em bases sustentáveis.

Quanto ao perfil profissional, o Instituto de Biologia procura formar licenciandos que sejam:

• detentores de adequada fundamentação teórica com conhecimento profundo sobre a diversidade dos seres vivos, sua organização e funcionamento em diferentes níveis, sua evolução e as relações com o meio em que vivem;

• aptos a atuar como educadores no Ensino Fundamental e Médio e como pesquisadores nas diversas áreas das Ciências Biológicas, com senso critico e responsabilidade, ética e competência;

• conscientes da necessidade de atuar em prol do meio ambiente e da saúde na busca de melhoria da qualidade de vida;

• conscientes da importância da adoção de uma postura de eterno aprendiz, com capacidade de investigação e de “aprender a aprender”, de modo a criar as condições necessárias para o permanente processo de educação continuada.

{xtypo_code}Unidade: Instituto de Biologia
Curso: Licenciatura em Ciências Biológicas - Macaé