Seguindo as tendências das Diretrizes Curriculares, o currículo está organizado para a integração entre as Ciências Básicas e as Ciências Específicas da profissão. A integralização do curso em 4 anos, exclusivamente no turno diurno, favorece a inserção mais rápida no mercado de trabalho e garante a qualidade das práticas fisioterápicas e do estágio curricular. A estruturação Curricular leva o aluno a situações de ensinoaprendizagem que problematizam as condições de vida da população e o processo saúde-doença.

A participação em programas de iniciação científica, atividades em laboratórios, programas de monitoria e aulas práticas associados ao estágio supervisionado em quatro importantes áreas da saúde (Ortopedia, Neurologia, Pneumologia/Cardiologia e Pediatria) constituem fatores que favorecem o estabelecimento do perfil desejado para o egresso.

O estágio é totalmente desenvolvido em unidades hospitalares da UFRJ em quatro grandes áreas Traumato-ortopedia, Neurologia, Pediatria e Cardio-respiratória (incluindo Terapia Intensiva).

Todo o ciclo profissionalizante é ministrado nas dependências do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho e Institutos da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

{xtypo_code}Unidade: Faculdade de Medicina
Curso: Fisioterapia
Autorização: Portaria de Reconhecimento nº 778 de
24/03/2004 - DOU de 26/03/2004