O curso de Farmácia é teóricoprático, estruturado em conhecimentos de ciências biológicas, químicas e farmacêuticas propriamente ditas, contando com laboratórios bem equipados, projetos de pesquisa e docentes em dedicação exclusiva.

A Faculdade de Farmácia tem quatro departamentos próprios – Análises Clínicas e Toxicológicas (DACT), Fármacos (DEFAR), Medicamentos (DEMED) e Produtos Naturais e Alimentos (DPNA), que atuam em grande parte nas disciplinas do ciclo profissional do curso. A maioria das disciplinas básicas está sob a responsabilidade de departamentos pertencentes a outras Unidades do Centro de Ciências da Saúde e do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza.

O Farmacêutico é o profissional da saúde que trabalha com o fármaco-medicamento nos aspectos social, científico e tecnológico. O egresso da Faculdade de Farmácia da UFRJ estará apto ao exercício de atribuições profissionais das quais destacam-se:

• pesquisa, desenvolvimento, avaliação farmacológica e toxicológica, manipulação, produção,armazenamento, e controle e garantia de qualidade de gêneros farmacêuticos, tais como insumos e fármacos (sintéticos, recombinantes, naturais, biotecnológicos e demais), formas farmacêuticas, cosméticos e cosmecêuticos, saneantes e domissaneantes e correlatos, nutracêuticos e alimentos de uso integral e enteral e parenteral, e de produtos farmacêuticos e tecnologias aplicadas à área da saúde, dentre outros;

• desenvolvimento, validação e execução e emissão de laudos de metodologias e técnicas analíticas, voltadas ao controle e garantia de qualidade de produtos e serviços farmacêuticos no laboratório de análises clínicas ou toxicológicas; no controle, produção e análise de insumos farmacêuticos, fármacos, medicamentos, alimentos e nutracêuticos, alimentos de uso enteral e parenteral e suplementos alimentares, cosméticos e cosmecêuticos, saneantes e domissaneantes e correlatos; na vigilância sanitária; na assistência farmacêutica, dentre outros;

• na atuação multiprofissional, em todos os níveis de atenção à saúde (conforme SUS), atuando no planejameto, administração e gestão de serviços e setores de atuação farmacêuticos, assistência e atenção farmacêuticas, individual e coletiva.

A Faculdade de Farmácia oferece cursos de Pós-Graduação lato sensu (especialização em diversas áreas) e stricto sensu (mestrado em Ciências Farmacêuticas).

{xtypo_code}Unidade: Faculdade de Farmácia Curso: Farmácia
Reconhecimento: Decreto 19852 de 11/04/1931 D.O. 15/04/1931
Vagas oferecidas: 144 (MT)
Duração recomendada: 10 semestres
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
web: www.farmacia.ufrj.br
Tel.: 2562-6654 / 6657 {/xtypo_code}
UFRJ PR1-Pró-Reitoria de Graduação
Desenvolvido por: TIC/UFRJ