A engenharia metalúrgica trata também dos processos de fabricação e inspeção de equipamentos, como conformação metálica, fundição, soldagem e controle de qualidade. O maior produtor de petróleo do Brasil, o Estado do Rio de Janeiro, com uma importante indústria de fabricação de aços e com um pólo industrial metal-mecânico em Resende, é promissor como mercado de trabalho para o engenheiro metalúrgico.

Neste curso, os alunos têm acesso a laboratórios modernos e bem equipados, onde ocorrem as aulas práticas e onde se desenvolvem as atividades de pesquisa e desenvolvimento de projetos industriais. Os alunos também podem usufruir de bolsas de Iniciação Científica para o desenvolvimento de atividades de pesquisa. É intenso o relacionamento deste Departamento com projetos industriais, realizados sob demanda de setor empresarial, propiciando aos alunos um complemento profissionalizante aos ensinamentos teórico
da Universidade.

{xtypo_code} Curso: Engenharia Metalúrgica