Convênios-Programas Estágios / Bolsas / PEC-G / Mobilidade Acadêmica

Coordenação de Acesso aos Cursos de Graduação

Ensino à Distância

Pesquisa Institucional

Registro de Estudantes

Os graduados poderão atuar na produção, no setor de planejamento ou em projetos relacionados à seleção de materiais, desenvolvendo atividades de elaboração e aplicação de métodos para extração e processamento, otimização de processos, controle de qualidade, caracterização mecânica e microestrutural dos materiais. Os estudos abrangem as áreas de síntese e processamento de cerâmicas funcionais e estruturais, visando determinar a correlação entre sua estrutura e propriedades e seu desempenho em serviço.

Outra área de atuação para o Engenheiro de Materiais está no segmento de recobrimentos em geral, para aplicações eletrônicas e mecânicas, uso de filmes amorfos superduros (carbono amorfo, carbeto de silício, etc.) para aplicação como recobrimentos protetores, recobrimentos sobre materiais poliméricos e filmes magnéticos.

Os biomateriais, definidos como todo material utilizado para substituir - no todo ou em parte - sistemas biológicos, vêm tornando-se quase imprescindíveis para a medicina e odontologia, devido aos vários exemplos de resultado da Engenharia de Materiais, como os biomateriais metálicos, cerâmicos, poliméricos, compósitos ou biorecobrimentos.

Os profissionais desta habilitação ficam capacitados a atuar na produção, no setor de planejamento ou em projetos relacionados à seleção de Materiais, desenvolvendo atividades de elaboração e aplicação de métodos para extração e processamento, otimização de processos, controle de qualidade, caracterização mecânica e micro-estrutural dos materiais.

{xtypo_code}Curso: Engenharia de Materiais
Vagas oferecidas: 40
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
web: www.poli.ufrj.br www.metalmat.ufrj.br
Secretaria Acadêmica
Tel.: 2562-8541
Fax: 2280-7443 (PEMM){/xtypo_code}
UFRJ PR1-Pró-Reitoria de Graduação
Desenvolvido por: TIC/UFRJ