Além disso, esse novo Curso de Graduação também representa um desdobramento natural da capacidade de pesquisa e de ensino existente na Escola de Química, consolidadas por meio das pesquisas e do ensino em nível de pós-graduação em diversas áreas da biotecnologia no seu tradicional Curso de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos.

A Estrutura Curricular adotada tem uma importante ênfase nas áreas de Microbiologia, Enzimologia, Processos Fermentativos e Processos de Separação de Biomoléculas, com uma sólida formação nas Ciências Básicas e Aplicadas, como Matemática, Química, Bioquímica, Biologia Celular e Molecular, Biofísica, Físico-Química, Termodinâmica e Fenômenos de Transporte.

O Engenheiro de Bioprocessos emprega conhecimentos de química, física e biologia para inovar e aperfeiçoar produtos e processos baseados no emprego em larga escala de enzimas e/ou células vivas. Os processos desenvolvidos visam à conversão, de forma eficiente e segura, de matérias-primas naturais como produtos agrícolas e petróleo, em fármacos, alimentos e biocombustíveis.

Este profissional também pode atuar no controle ambiental, empregando microorganismos para remoção de poluentes. Disciplinas em Destaque: Biologia Celular; Engenharia Genética; Processos de Recuperação de Biomoléculas; Microbiologia e Enzimologia; Biotecnologia Vegetal; Engenharia Bioquímica; Fermentações Industriais; e Economia e Administração.

{xtypo_code}Curso: Engenharia de Bioprocessos
Vagas oferecidas: 40
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
web: www.eq.ufrj.br/vestibular/lng/pt/engenharia_de_bioprocessos.php
Tel.: 2562-7571{/xtypo_code}
UFRJ PR1-Pró-Reitoria de Graduação
Desenvolvido por: TIC/UFRJ