A redefinição da responsabilidade social do enfermeiro é explicitada na sua Filosofia de Ensino.

O currículo pleno de graduação consta de conteúdo essencial de caráter obrigatório – as disciplinas básicas, disciplinas profissionais, requisitos curriculares suplementares, programas curriculares interdepartamentais –, e de caráter de escolha condicionada.

Os Estágios Supervisionados distribuem-se ao longo dos períodos nos treze Programas Curriculares Interdepartamentais – coletividades sadias, centros de saúde, ambulatórios e unidades hospitalares, coletividades com dificuldades de integração – e em micro-região de saúde, trazendo como marca diferencial os cenários, as clientelas e a especificidade e complexidade crescente dos conteúdos de ensino (conhecimentos teóricos e teórico-práticos), que respaldam as experiências de aprendizagem.

O aluno do Curso de Graduação em Enfermagem pode optar pelo Curso de Licenciatura, inscrevendose nas disciplinas de formação pedagógica oferecida pela Faculdade de Educação/UFRJ. A EEAN oferece cursos de pós-graduação lato sensu (atualização, aperfeiçoamento e especialização) e stricto sensu (mestrado e doutorado).

A atividade de pesquisa é desenvolvida ao longo do Curso de Graduação através de projetos de pesquisas com bolsas de Iniciação Científica e está articulada com os cursos de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) e com oito Núcleos de Pesquisa.

{xtypo_code}Unidade: Escola de Enfermagem Anna Nery
Curso: Enfermagem
Reconhecimento: Decreto 16300, de 31/12/1923
Vagas oferecidas: 144