A atividade do diretor teatral, por ser um projeto plural em constante adaptação em relação ao meio onde intervém, é assimilada, tanto pelos setores da indústria do divertimento, quanto pelas entidades governamentais encarregadas do planejamento e implementação de projetos culturais na esfera pública. O diretor deve estar habilitado a atuar, tanto no interior de uma instituição pública, quanto ser capaz de promover com autonomia seu projeto pessoal de trabalho.

O objetivo do curso é habilitar o aspirante à carreira de Diretor de teatro, fazendo com que o mesmo seja instrumentalizado a idealizar e desenvolver projetos artísticos e culturais e aplicar os conhecimentos específicos da prática e da teoria do teatro.

Esse profissional irá atuar como diretor de espetáculo, diretor de atores em filmes ou vídeos, diretor de vídeos publicitários, animador cultural em instituição de lazer e cultura, programador cultural na área de artes cênicas, consultor para projetos culturais e produtor cultural. Seu mercado de trabalho será, portanto, Teatro, Televisão, Cinema, Vídeo, Rádio, Escolas, Instituições Governamentais de Cultura, Instituições Particulares de Cultura e Lazer.

O curso é ministrado na Escola de Comunicação, e os alunos poderão contar com Laboratórios de Produção Audiovisual e Laboratórios de Produção Multimídia (CPM-ECO) para desenvolver seus trabalhos.

Os candidatos ao curso de Direção Teatral deverão, além das provas não específicas e específicas, fazer o Teste de Habilidade Específica (THE), o qual consta de uma prova teórica sobre um texto teatral e sobre um espetáculo teatral indicado pela Banca dentre aqueles que estiverem em cartaz no Rio de Janeiro durante a semana do Teste. O candidato deverá, também, apresentar por escrito e expor oralmente sua proposta de direção para uma cena ou fragmento pertencente a um dos textos (exceção feita ao texto escolhido para prova escrita).

{xtypo_code} Unidade: Escola de Comunicação
Curso: Direção Teatral