O curso também habilita seus profissionais a atuarem em áreas sociais, integrando equipes multidisciplinares para planejamento, formulação e execução de projetos nos setores de saúde, educação e promoção social; em áreas referentes à política indígena; e nas áreas de treinamento de recursos humanos em empresas públicas e privadas. Todos esses profissionais podem prestar assessoria ou consultoria a sindicatos, a partidos políticos e a movimentos populares em geral, além de, como licenciados, ministrar as disciplinas associadas às Ciências Sociais nos ensinos fundamental e médio.

O Departamento de Ciências Sociais mantém um Laboratório de Pesquisa Social que desenvolve projetos de pesquisa e várias atividades integradas. No laboratório, está sediado o Programa de Iniciação Científica (PIC), que congrega alunos e professores pesquisadores que atuam nos Núcleos Temáticos de Pesquisa. Trata-se de uma experiência pioneira que reúne, pela primeira vez, em um modelo institucional, o exercício conjunto do ensino e da pesquisa na graduação. As pesquisas desenvolvidas são apoiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Fundação Ford.

{xtypo_code} UNIDADE: INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIêNCIAS SOCIAIS
Curso: Ciências Sociais
Reconhecimento: Decreto-Lei 1190, de 4/4/1939
Vagas oferecidas: 120