O curso de Biologia está dividido em Licenciatura e Bacharelado. O aluno de Bacharelado em Ciências Biológicas, após receber uma sólida formação básica, opta por uma das seguintes modalidades: Biologia Marinha, Biologia Vegetal, Ecologia, Genética e Zoologia.

Já a Licenciatura forma professores para o Ensino Médio e Fundamental e é oferecido em conjunto com a Faculdade de Educação. No caso do curso noturno de Licenciatura, é importante destacar que, ocasionalmente, as aulas poderão ter início às 17h30min, e algumas atividades poderão ocorrer aos sábados.

O ciclo profissional do Instituto de Biologia tem como objetivo preparar profissionais em Biologia para atuar em instituições de pesquisa científica, em empresas públicas e privadas na área de controle ambiental, de biotecnologia e no ensino fundamental, médio e superior.

A preparação dos alunos enfatiza o trabalho de iniciação científica com estágios nos laboratórios do Instituto, trabalhos de campo, que ocorrem muitas vezes nos finais de semana, e elaboração e publicação de trabalhos científicos.

{xtypo_code}Unidade: Instituto de Biologia
Curso: Ciências Biológicas
Reconhecimento: Decreto-Lei 1190, de 04/04/1939
Vagas (Ciências Biol. ou Lic. em Ciências Biol. MT): 120
Vagas (Licenciatura N): 48
Duração recomendada: 8 semestres (Bach. MT); 8 semestres (Lic. MT); e 10 semestres (Lic. N)
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
web: www.biologia.ufrj.br
Tel.: 2562-6339 / 6336{/xtypo_code}