As Moções são aprovadas em situações específicas, para exaltar uma determinada ação ou em apoio ou não a atos praticados por dirigentes e outras autoridades.

Atas são documentos legais, que resumem e registram o ocorrido nas sessões realizadas pelo Conselho de Ensino e Graduação (CEG)
Resoluções são os instrumentos regulatórios próprios elaborados pelo Conselho de Ensino de Graduação (CEG) para garantir o cumprimento das leis e ditando regras para os atos acadêmicos no âmbito da UFRJ.

O Conselho de Ensino e Graduação (CEG) é presidido pelo Pró-Reitor de Graduação, sendo composto por 17 Conselheiros Representantes, sendo:

• 12 Representantes dos Centros: 02 professores de cada Centro (CT, CCMN, CCS, CLA, CCJE, e CFCH);
  • 03 Representantes do Corpo Discente;
  • 01 Representante dos Func. Técnicos-Adm;
  • 01 Representante dos Antigos Alunos;

Todos os Conselheiros são eleitos pelos seus pares e têm um Suplente.

O Conselho de Ensino e Graduação (CEG) é composto por 5 Câmaras (CEG 03/02) que são:

• Câmara do Corpo Docente
  • Câmara do Corpo Discente
  • Câmara de Currículos
  • Câmara de Legislação e Normas
  • Câmara de Fomento

As Câmaras têm a finalidade de analisar assuntos referentes ao âmbito da graduação e dar os devidos encaminhamentos. Decisões unânimes nas Câmaras são válidas como decisões do Conselho de Ensino e Graduação.

As Comissões são criadas com objetivos específicos para atenderem uma determinada demanda institucional, designada pelo Colegiado e dissolvidas tão logo alcance esse propósito. As Comissões atuais são:

• Iniciação Artística e Cultural
  • Monitoria
  • Laboratório de Informática da Graduação
  • Ensino a Distância,
  • Sistematização
  • Vestibular
  • Licenciatura

Há ainda a Comissão CEG/CEPG, constituída por Conselheiros dos dois Colegiados, qua analisa assuntos de interesse comum da Graduação e da Pós-Graduação.

A Secretaria do Conselho de Ensino e Graduação organiza as reuniões de câmaras e comissões e as reuniões plenárias do CEG. É também responsável pela aprovação dos editais referentes à graduação e à contratação de professores substitutos.

O Conselho de Ensino de Graduação (CEG), presidido pelo(a) Pró-Reitor(a) de Graduação, é o órgão colegiado deliberativo em matéria didática e pedagógica, que traça as diretrizes para a orientação e normatização das atividades acadêmicas e participa da elaboração e implementação das linhas de ação que visam à melhoria da qualidade do ensino. Formado por professores, representantes dos antigos alunos, técnicos-administrativos e alunos representantes da graduação e presidido pelo(a) Pró-Reitor(a) de Graduação. O CEG define a política acadêmica dos cursos, fixando as normas de ensino dos cursos de graduação e das formas de ingresso na UFRJ. O Conselho de Ensino de Graduação (CEG), juntamente com o Conselho de Ensino para Graduados e Pesquisa (CEPG) definem as épocas para os atos da administração acadêmica.