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Institucional

Divisão de Registro de Estudantes

Divisão de Acesso aos Cursos de Graduação

Núcleo de Educação a Distância

Procuradoria Educacional Institucional

Divisão de Integração Acadêmica

 

 

DIREÇÃO

Diretora: Christiane Maria de Sá Moreira

Substituta Eventual: Sanara Santorio

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SEÇÃO DE CONVÊNIOS E ESTÁGIOS

Chefe: Viviane Cristina da Silva

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SEÇÃO DE GESTÃO DE PROGRAMA DE BOLSAS

Chefe: Alexandre Monteiro Gonçalves

E-mail: Monitoria e Monitoria de Apoio Pedagógico - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

E-mail: PAEALIG - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

E-mail: PIBIAC - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


SEÇÃO DE PROGRAMAS ACADÊMICOS

Chefe: Sanara Santorio

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (Mobilidade Acadêmica Nacional/ANDIFES)

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (PEC-G)

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

A Divisão de Integração Acadêmica (DIA) tem como objetivo atender os cursos de graduação em diversos aspectos, por meio de projetos, programas e atividades complementares de apoio à graduação da UFRJ.

Os programas que a DIA administra são:

• Convênios de Estágio;

• PAEALIG (Programa de Atividades Extracurriculares de Apoio aos Laboratórios de Informática de Graduação);

• PIBIAC (Programa Institucional de Iniciação Artística e Cultural);

• Programa de Monitoria;

• Programa de Monitoria Apoio Pedagógico;

• Auxílio à Gestão do PIBID;

• Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior (PROMISAES);

• Programa de Mobilidade Acadêmica;

• PEC-G (Programa Estudante Convênio de Graduação);

• Programa Estudante Cortesia.

 

 

CELEBRAÇÃO DO CONVÊNIO

 

PROCEDIMENTOS

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) utiliza o Sistema Eletrônico de Informações – SEI para os processos administrativos, incluindo a gestão de convênios de estágios.
Se você ou a sua instituição têm interesse em efetuar um convênio de estágio com a UFRJ, é fundamental seguir algumas etapas para iniciar esse processo.
A etapa inicial é o cadastro de usuário externo no Sistema Eletrônico de Informações (SEI). O próprio usuário deve cumprir esta etapa para ter acesso ao sistema e realizar a autuação de processos, que é a segunda etapa para conveniar estágio com a UFRJ. Essas 2 etapas são distintas e complementares.

O que é?

   • É o procedimento que possibilita a empresa autuar o processo de convênio (enviar documentação exigida) e posteriormente assinar o mesmo.

   • Essa é a primeira etapa em que uma pessoa ou instituição externa à organização que utiliza o SEI solicita o acesso ao sistema.


Como fazer?

   • O usuário externo preenche um formulário de cadastro, fornecendo informações pessoais, como nome, CPF, e-mail, telefone e outras informações relevantes.

   • Essa solicitação de cadastro é submetida à análise e aprovação pelo Protocolo Central SIARQ, setor distinto da Seção de Convênios e estágios.

   • Uma vez aprovado, o usuário externo recebe e-mail informando a liberação do cadastro e pode utilizar o login e senha escolhidos para acesso ao sistema.

 

Siga o passo a passo aqui.

O que é?

   • É o ato de criar um novo processo dentro do SEI, no qual serão registrados documentos e informações relacionados a um determinado assunto ou procedimento, neste caso, o convênio.

   • Só pode ser realizado após o usuário externo receber a liberação para o acesso ao SEI. A partir daí é possível inserir documentos e encaminhá-los para análise.

   • A autuação geralmente envolve a criação da "capa de processo", que contém informações sobre o objeto do processo, como título, interessados, descrição do assunto e outras informações pertinentes.

Como fazer?

   • O usuário externo acessa o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e efetua o login, após o cadastro ter sido liberado, para realizar a autuação do processo.

   • Dentro do ambiente do SEI, procure pela opção "Peticionamento", "Processo Novo" e clique para abrir um novo processo no sistema.

   • Escolha o “Tipo processual” “Graduação: Convênio de Estágio”.

   • Preencha os Campos de forma padronizada, utilizando o CNPJ da empresa.

   • Inserir a documentação exigida (ver arquivos abaixo).

   • Não é mais necessário enviar cópia/minuta do convênio. Os modelos do site são apenas para conhecimento do conteúdo. As minutas de convênio serão preenchidas pela UFRJ no SEI e assinadas por todas as partes também no sistema.

 

Siga orientações aqui.

 

"Seja responsável e não abra mais de um processo para o mesmo CNPJ”.

 

É de interesse da instituição que você possa solicitar mais de um convênio de estágio, caso necessário.

Contudo, ressaltamos a importância de exercer responsabilidade no uso do sistema e evitar a abertura de processos desnecessários. Isso contribui para mantermos a eficiência e agilidade em nossos procedimentos, garantindo a qualidade no atendimento de todas as solicitações.

 

FLUXOGRAMA 

   • Consulte o fluxograma dos convênios de estágio clicando aqui.

 

DOCUMENTAÇÃO

   I)   Convênio com EMPRESA PRIVADA ou ASSOCIAÇÃO PRIVADA ou AGENTE DE INTEGRAÇÃO.

        Lista de documentos e orientações ::: Minuta para leitura Empresa Privada ::: Minuta para leitura Agente de Integração

   II)  Convênio com INSTITUIÇÃO PÚBLICA ou FILANTRÓPICA.

        Lista de documentos e orientações ::: Minuta para leitura Instituição Pública ou Filantrópica

   III) Convênio com PROFISSIONAL LIBERAL.

        Lista de documentos e orientações ::: Minuta para leitura Profissional Liberal

 

LEGISLAÇÃO

   • Lei do Estágio (Lei nº 11.788/2008).

   • Resolução CEG nº 12/2008.

 

Termo de Compromisso de Estágio - Modelo

O Termo de Compromisso de Estágio é firmado entre as partes - estagiário, empresa e UFRJ (unidade de ensino) – APÓS a assinatura do convênio da empresa/instituição com a UFRJ/PR1. (§1º do Art. 16 da Resolução CEG nº 12/2008 - Normas de Estágio).

Deve ser entregue na unidade de ensino (secretaria acadêmica ou coordenação de curso) para ser assinado pela coordenação de estágio do curso ou pela coordenação do curso ou ainda pela direção da Unidade.

Para os alunos dos cursos da UFRJ pelo consórcio CEDERJ, o termo de compromisso deve ser assinado pelo coordenador do curso.

   • Modelo de Termo de Compromisso.

   • Modelo de Termo de Compromisso - EAD CEDERJ - Cursos Licenciatura.

   • Modelo de Termo de Compromisso - EAD CEDERJ - Modelo Geral.

   • Modelo de Termo Aditivo de Vigência de TCE.

   • Modelo de Rescisão de TCE.

 

 

Av. Athos da Silveira Ramos, 274
Prédio do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN) – Bloco A – 2º andar
Cidade Universitária – Rio de Janeiro – RJ – CEP: 21941-916.

 

HORÁRIO DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO: das 10h às 15h.

Aos servidores da UFRJ

Solicitamos a todos os servidores (docentes/técnicos-administrativos) que utilizam o SIGA - Sistema Integrado de Gestão Acadêmica, que atualizem seus emails cadastrados na INTRANET da UFRJ, principalmente aqueles que atuam na gestão de programa de bolsas acadêmicas e/ou atuam na adminstração das Unidades Acadêmicas e/ou Administração Central da UFRJ (Diretores/Diretores Adjuntos/Coordenadores de Cursos/Coordenadores de Projetos). Tal solicitação deve-se ao fato de que o serviço de comunicação por email do SIGA, utiliza o banco de dados da INTRANET da UFRJ, e assim, solucionaríamos a dificuldade de comunicação com a comunidade universitária, otimizando os trabalhos.

Atenção!!

1. Essa atualização não é através do SIGA;

2. Essa atualização é na tela inicial do Intranet/UFRJ, tela essa que pode ser visualizada após acessar o seu perfil, digitando a Identificação (CPF ou Passaporte) e a senha, no item "Minha Conta".

                                       Divisão de Integração Acadêmica/DIA-PR1

     Iniciada em 2013, as Jornadas de Formação Docente da UFRJ são eventos destinados à apresentação e divulgação dos trabalhos desenvolvidos por bolsistas de Iniciação a Docência, supervisores e coordenadores de área do projeto PIBID-UFRJ,  a fim de promover a integração dos subprojetos e a valorização das ações de formação docente inicial e continuada em nossa universidade.

     Neste ano, teremos a apresentação de setenta e cinco painéis, dos quais sessenta e nove foram submetidos pelos membros dos subprojetos do PIBID-UFRJ e  seis estão relacionados a projetos de formação docente desenvolvidos por membros externos ao PIBID-UFRJ. Contaremos, ainda, com a apresentação de 12 comunicações orais, realizadas pelos coordenadores de área, nas quais serão discutidos os objetivos e as ações dos subprojetos.

     De modo a enriquecer o diálogo sobre questões relativas à docência e formação de professores, o evento terá a participação de duas eminentes pesquisadoras na área da Educação: a Dra. Clare Brooks, diretora do Institute of Education, University of London, e a Profa.Maria Das Mercês Ferreira Sampaio, da PUC/São Paulo.

     A II Jornada de Formação Docente da UFRJ ocorrerá durante a 5a. Semana de Integração Acadêmica nos dias 7, 8 e 9 de Outubro de 2014 das 8h às 18h no Auditório Roxinho e anexos no CCMN.

     Participem dessa oportunidade de reflexão sobre a formação docente através das experiências que vêm sendo desenvolvidas nos nossos cursos de licenciatura em articulação com as escolas públicas, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). 
 

     Coordenação do PIBID-UFRJ

Nos dias 2 e 3 de outubro, durante a 4a. Semana de Integração Acadêmica, ocorrerá a I Jornada de Iniciação à Docência PIBID-UFRJ. As atividades ocorrerão no auditório Bezão do CCS e no Ginásio da EEFD a partir das 10h.

 

Quem pode participar

Para concorrer ao Promisaes, o estudante, além de estar matriculado em instituição federal de educação superior, deve ter bom desempenho acadêmico, de acordo com as exigências da universidade em que estuda. A universidade, para aderir ao programa, precisa estar vinculada ao PEC-G e receber, regularmente, estudantes estrangeiros por meio desse programa.

De acordo com o Edital PROMISAES, poderá se inscrever na seleção para receber a bolsa o aluno que obedecer às seguintes condições:


I - Ser estudante-convênio do PEC-G, regularmente matriculado na UFRJ;

II - Ter concluído com aprovação, pelo menos, o primeiro semestre do curso de graduação no qual está matriculado.

III - Possuir visto (VITEM-IV) atualizado ou protocolo do processo de renovação.

 Compromissos do Bolsista

Ao estudante-convênio selecionado para o PROMISAES caberá:

I - Seguir as normas do PEC-G, sob pena de desligamento ou suspensão do auxílio;

II - Obter índice de frequência às aulas e rendimento acadêmico conforme as normas da UFRJ e conforme as normas no PEC-G;

III - Manter atualizados os seus dados pessoais junto à UFRJ;

IV - Não exercer qualquer atividade remunerada, exceto aquelas voltadas para fins curriculares e de iniciação científica, sob pena de desligamento do PROMISAES, a partir da data de admissão ao PROMISAES.

A não observância de quaisquer dos itens acima expostos implica o ressarcimento ao erário dos valores pagos indevidamente.

Normas Regulamentadoras

Decreto nº 4.875, de 11 de novembro de 2003

Portaria nº 745, de 05 de junho de 2012

Decreto nº 7948 de 12 de março de 2013

 

   • Edital 1394/2023.

 

Conforme o Art 9º do edital 1394/2023:

A inscrição no processo seletivo acontecerá exclusivamente por meio do link a ser disponibilizado na página do PROMISAES no site da Pró-Reitoria de Graduação/PR1-UFRJ.

   • Link de inscrições: A partir do dia 21/11/23. Inscrições encerradas.

 

Documentos e Formulários


   • Declaração de Renda

   • Questionário de Avaliação

   • Termo de Compromisso

  

   • Clique aqui para acessar o resultado das avaliações para participação no PROMISAES 2024.

 

O Programa de Mobilidade estudantil foi criado em 2003 através de um convênio estabelecido entre as Instituições Federais de Ensino Superior e a ANDIFES visando facilitar e regular a relação de reciprocidade entre as instituições conveniadas no que se refere à mobilidade de alunos de graduação.

 

A mobilidade acadêmica é um processo em que o estudante de graduação das instituições federais conveniadas pode solicitar, através de um requerimento em sua instituição de origem, a possibilidade de cursar disciplinas em outra instituição de ensino superior por até dois semestres letivos. Em caráter excepcional, a critério das Instituições envolvidas, poderá haver renovação, sucessiva ou intercalada, por mais um semestre. No período em que o estudante permanecer na instituição receptora, ele estabelece um vínculo temporário e, ao fim do processo de mobilidade, retornará a sua IFES de origem para dar prosseguimento ao seu curso.

Nestes termos, mobilidade acadêmica não é o mesmo que transferência, pois, neste último, o aluno se torna, em caráter permanente, estudante da instituição que o recebe. Durante a vigência da mobilidade e ao seu término, cabe ao setor responsável pelo Programa na IFES conveniada fornecer informações acadêmicas sobre os participantes do programa às instituições envolvidas, dentre as quais: parecer sobre o pedido, comprovantes de matrícula e Histórico/Boletim acadêmico.

Na UFRJ , o setor responsável pelas atividades de gerenciamento acadêmico do programa é a Divisão de Integração Acadêmica (DIA) da Pró-Reitoria de Graduação (PR-1).

 

Atenção!

 

- Conforme o Art. 8o da Resolução CEG 01/2011 não são oferecidas vagas de Mobilidade Acadêmica a alunos para os internatos e estágios aos cursos de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia e Fonoaudiologia.

Mais informações: Mobilidade Acadêmica - ANDIFES

Os requisitos mínimos para o estudante solicitar ingresso na Mobilidade Acadêmica na UFRJ são:

 

• Ter cursado os dois períodos iniciais (20%) do curso na IFES de origem com aprovação em todas as disciplinas obrigatórias desta etapa inicial;

• Possuir, no máximo, 2 reprovações acumuladas nos 2 períodos que antecedem o pedido de Mobilidade.

• Estar REGULARMENTE matriculado no período que antecede ao pedido de participação no Programa.

 

Rotina de funcionamento do Programa na UFRJ:


Entenda o quê e onde solicitar:


I) Alunos da UFRJ:

 

Atenção:
- Observe o calendário para mobilidade acadêmica da Instituição destino/receptora;

- Consulte a IFES pretendida para saber se há outra documentação adicional além da descrita abaixo.

 

Primeira etapa: aluno/candidato apresenta à sua Coordenação de Curso, na UFRJ, os documentos para análise:

 

1. Boletim Escolar Oficial (emitido pela Secretaria Acadêmica ou Coordenação do Curso);

2. Formulário de Inscrição/Plano de Estudos com as disciplinas a serem cursadas na Instituição de destino;

Após análise e aprovação pela coordenação do curso, o plano de estudos será assinado pelo aluno e pelo Coordenador de Curso da UFRJ;

3. Programas oficiais das disciplinas a serem cursadas no Programa de Mobilidade Acadêmica emitidos pela Instituição de destino/receptora. Estes programas devem conter carga horária, de modo a subsidiar a posterior e obrigatória concessão de equivalências, em caso de aprovação do aluno. A análise dos programas será feita pela COAA - Comissão de Orientação e Acompanhamento Acadêmico;

Após análise do boletim e programas das disciplinas, aprovação do plano e parecer:

4. Unidade acadêmica produz carta de apresentação encaminhando aluno para outra IFES informando nome, número de DRE, curso de origem, concordância para o pedido, período de afastamento do aluno, Instituição de destino/receptora e que o aluno está regularmente matriculado, respeitadas as normas do Convênio;

5. Resolução CEG 01/2011 das disciplinas pretendidas e suas correspondentes na UFRJ, para dispensa na ocasião do retorno do aluno à UFRJ.

 

Segunda etapa: aluno reúne documentos originais para apresentar na secretaria acadêmica do curso, organizados nesta ordem:

1. Formulário de Inscrição com Plano de Estudo - assinado pelo aluno e Coordenador de Curso da UFRJ, com as disciplinas a serem cursadas na Instituição de destino (item 2 acima) - autenticar no SEI;

2. Carta de apresentação/encaminhamento (item 4 acima) - se não for usada assinatura eletrônica, autenticar no SEI;

3. Boletim Escolar oficial e atualizado (item 1 acima);

4. Tabela de Equivalência (aprovada pela COAA - Comissão de Orientação e Acompanhamento Acadêmico da UFRJ) das disciplinas pretendidas e as correspondentes na UFRJ (item 5 acima) - autenticar no SEI;

5. Cópia da Identidade e CPF - autenticar no SEI;

6. Programas oficiais das disciplinas a serem cursadas no programa de Mobilidade na IFES receptora (item 3 acima);

7. Atestado de saúde física e mental, emitido nos últimos 30 dias - autenticar no SEI;

8. Outra documentação adicional (o candidato deverá entrar em contato com a IFES pretendida a fim de saber se há outro documento exigido pela IFES de destino).

 

• Terceira etapa: Análise da Divisão de Integração Acadêmica (DIA) e envio à IFES de destino.

 

1. Após reunir os documentos listados acima, a Unidade Acadêmica autuará o processo via SEI dentro do prazo estabelecido no calendário acadêmico da UFRJ e remeterá o processo para o endereço PR1/SUPAD/DIA/SPA;

2. A Seção de Programas Acadêmicos da DIA analisa a documentação encaminhada;

3. Caso a documentação esteja correta e completa, a Seção de Programas Acadêmicos emitirá ofício de apresentação à Instituição de destino/receptora via SEI, acompanhado dos demais documentos;

• Lembretes

- A Unidade Acadêmica do aluno deve enviar o processo de mobilidade acadêmica à Divisão de Integração Acadêmica (PR1/SUPAD/DIA/SPA) DENTRO DO PRAZO estabelecido no calendário acadêmico da UFRJ (Art. 16º da Resolução do CEG/UFRJ 01/2011).

- É de INTEIRA responsabilidade do candidato a conferência dos documentos exigidos pelas IFES de destino, bem como os prazos estabelecidos pelas Universidades.

- O afastamento para a mobilidade acadêmica somente se efetivará quando a Instituição de destino/receptora, comunicar formalmente a aceitação do pedido do aluno, acompanhado da documentação comprobatória de matrícula (Cláusula Segunda - Parágrafo Sexto do Convênio ANDIFES/IFES para Mobilidade Acadêmica e Art. 4º da Resolução do CEG/UFRJ 01/2011).

- O período de afastamento para participação no programa de mobilidade acadêmica será computado para o tempo máximo de integralização no curso de origem (Cláusula Segunda - Parágrafo Quinto do Convênio ANDIFES/IFES para Mobilidade Acadêmica).

Para alunos externos à UFRJ:

O aluno interessado em participar do Programa de Mobilidade Acadêmica deverá contatar, em sua Instituição de origem, o setor responsável pelo referido programa, para dar início ao processo.

Lembramos que, para os candidatos que escolherem a UFRJ como Instituição de destino receptora, deverão ter a documentação exigida encaminhada pela Instituição de origem até a data limite do calendário acadêmico da UFRJ.

 

IMPORTANTE:

1. Conheça a grade curricular de nossos Cursos em www.pr1.ufrj.br>Cursos de Graduação>Grade Curricular.

2. Os programas/ementas de disciplinas ministradas pela UFRJ deverão ser emitidos por nossas Unidades Acadêmicas. Para entrar em contato com a Unidade Acadêmica referente ao seu curso acesse https://siga.ufrj.br/sira/repositorio-curriculo/ListaCursos.html. Os programas/ementas de disciplinas NÃO devem ser solicitados pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

3. Discentes em Mobilidade Acadêmica NÃO têm direito às vagas da Residência Estudantil.

A solicitação deve conter os seguintes documentos (originais):

1 - Ofício de apresentação da Instituição de origem (remetente) informando nome do aluno, curso de origem, concordância para participação e semestre(s) de participação;

2 - Formulário de Inscrição devidamente preenchido, o qual contém o Plano de Estudo com as disciplinas a serem cursadas na UFRJ e as equivalentes na IFES de origem. Todas as disciplinas devem ter seus respectivos CÓDIGOS;

3 - Histórico/Boletim escolar oficial/completo e atualizado do candidato, atendendo às condições de participação do Convênio (tem que constar que o candidato esteja regularmente matriculado);

4 - Cópia da identidade e CPF;

5 - Atestado de saúde física e mental, emitido nos últimos 30 dias.

 

Documentos complementares, obrigatórios SOMENTE no ato da matrícula - Originais:

* Carteira de Identidade (não serve Carteira Nacional de Habilitação - CNH);

* CPF;

* Título de Eleitor;

* Certificado Militar ou de Dispensa;

* Comprovante de Residência (caso não saiba informar o endereço local, completo com o CEP).

Atenção!

A mobilidade acadêmica depende da disponibilidade de vagas nos cursos e nas disciplinas, mediante avaliação da coordenação acadêmica do curso. Portanto, a simples solicitação do aluno não garante a vaga na mobilidade.

A documentação deverá ser encaminhada por setor responsável pela Mobilidade Acadêmica na Universidade de Origem para o endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até a data limite prevista no calendário acadêmico da UFRJ.

 

Prorrogação da Mobilidade:

O aluno pode solicitar a prorrogação do seu período de mobilidade acadêmica desde que não ultrapasse o limite máximo do programa que é de 3 períodos. Para realizar este procedimento, o próprio deve se dirigir à unidade em que está estudando, dentro do prazo estabelecido pelo CEG - Conselho de Ensino de Graduação, no calendário acadêmico da UFRJ para recebimento e envio das solicitações de mobilidade acadêmica, e solicitar, através da mesma, a intenção de prorrogação de sua permanência no programa, com plano de estudos com disciplinas que pretende cursar, aprovado pela COAA. Neste caso, as regras para aceitação ou não do pedido são as mesmas da inscrição no programa, ou seja, dependem do parecer favorável das duas Instituições (a receptora e a de origem).

 

Cada IFES possui seu próprio calendário de mobilidade estudantil. Veja nos sites de sua instituição de origem ou da instituição em que pretende realizar a sua mobilidade.

Por conta da pandemia, paralisações e alterações nos calendários acadêmicos das IFES, verifique as novas datas na instituição a qual deseja ingressar no programa de Mobilidade Acadêmica.

 

Prazos para discentes UFRJ enviarem as solicitações na DIA:

A unidade acadêmica deve enviar via SEI à SPA/DIA/SUPAD/PR1 o processo de mobilidade acadêmica no mínimo 10 dias antes do término de encerramento do calendário da IFES de destino/receptora.

Isto deve ser feito para haver tempo hábil de análise da documentação a fim de enviarmos à IFES dentro do prazo, conforme estabelece o calendário acadêmico da UFRJ (vide Resolução do calendário acadêmico da UFRJ).

 

• Prazos para discentes de outras IFES realizarem as solicitações:

   - Recebimento ou postagem das solicitações:

Ingresso para 2023/2:  até 31 de maio de 2023.

Ingresso para 2024/1: até 31 de outubro de 2023

 

Prazos para resultados:

Ingresso em 2023/2:

   - Recebimento de parecer pelo SEI das Unidades Acadêmicas da UFRJ: 27/06/2023.

   - Publicação de resultados na página da PR-1 (www.graduacao.ufrj.br): 05/07/2023.

Ingresso em 2024/1:

   - Recebimento de parecer pelo SEI das Unidades Acadêmicas da UFRJ: 08/01/2024.

   - Publicação de resultados na página da PR-1 (www.graduacao.ufrj.br): 19/01/2024.

 

IMPRETERIVELMENTE NÃO ACEITAMOS documentação enviada fora do prazo, por não haver tempo hábil de realização de todos os trâmites administrativos.

Clicar em "Relação de instituições signatárias do Programa" no site:http://www.andifes.org.br/wp-content/uploads/2012/04/Mobilidade-Academica-23.pdf

 

• Verifique se a sua instituição faz parte do Programa ANDIFES de Mobilidade Estudantil (ver acima);

• É preciso apresentar um endereço fixo na cidade em que se encontra o Campus Universitário do curso pretendido;

• Informe-se sobre a possibilidade de oferta de bolsas de estudos em sua universidade que podem ajudar na sua mobilidade;

• Fique atento aos prazos estipulados pelos calendários acadêmicos. É muito importante que eles sejam respeitados para que as instituições que realizarão a mobilidade possam efetuar com sucesso a sua solicitação;

• Antes de dar entrada no programa de mobilidade, consulte os cursos oferecidos pela UFRJ através de seu site;

• Verifique se há equivalência entre as disciplinas pretendidas e a estrutura curricular do seu curso. Para isso, é importante consultar o departamento de seu curso;

• Se precisar de maiores informações sobre o Programa de Mobilidade Estudantil de sua instituição de origem entre em contato com o setor responsável. Caso você não tenha o contato do setor responsável pela Mobilidade Estudantil de sua universidade consulte aqui;

• Discentes em Mobilidade Acadêmica NÃO têm direito à Residência Estudantil.

 

1 - Alunos em Mobilidade Acadêmica têm direito à Residência Estudantil da UFRJ?

Não.

 

2 - Como tenho acesso às disciplinas que pretendo cursar?

Os programas/ementas de disciplinas ministradas pela UFRJ são emitidos por nossas Unidades Acadêmicas. Para entrar em contato com a Unidade Acadêmica referente ao seu curso acesse https://siga.ufrj.br/sira/repositorio-curriculo/ListaCursos.html.

 

3 - Há bolsas específicas para Mobilidade Acadêmica na UFRJ?

Não.

 

4 - Quanto tempo leva para a Coordenação do curso deferir ou não o pedido de participação na Mobilidade?

Cada coordenação tem sua demanda e ritmo de trabalho, portanto, não podemos precisar o tempo.

5 - Meu nome não consta na tabela do link "Acompanhamento de Processos", o que aconteceu?

A documentação ainda não chegou na DIA. Entre em contato com o setor responsável pela Mobilidade Acadêmica em sua Universidade. O nome do candidato cuja documentação chegou à DIA entra na tabela do link.

6 - Tem problema enviar a documentação fora do prazo?

Ficará a critério da coordenação do curso aceitar ou não o pedido depois do prazo estabelecido, visto que é necessário um tempo para realização dos trâmites administrativos para aceite/indeferimento.

7 - Qual o local e horário de funcionamento da DIA?

Estamos localizados na Av. Athos da Silveira Ramos, 274 - Bloco A - 2º andar (Em cima da Biblioteca Central do CCMN) – Prédio do CCMN - Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza - Cidade Universitária (Ilha do Fundão) - Rio de Janeiro.

OBS: Durante a pandemia as atividades e o atendimento da DIA funcionam em trabalho remoto: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..


I) Para alunos de outras IFES:

Para acompanhar o andamento de seu processo de Mobilidade Acadêmica, acesse o Sistema de Pesquisa pública do Sei! UFRJ: sei.ufrj.br/pesquisa

- Consulta por nome:

1) Vá ao campo "Interessado / Remetente" e digite seu nome completo;

2) Digite o código da imagem (o sistema diferencia letras maiúsculas e minúsculas);

3) Clique em "Pesquisar".

 

- Consulta por número de processo:

1) Digite o número do processo na lacuna "Nº do Processo ou Documento";

2) Digite o código da imagem (o sistema diferencia letras maiúsculas e minúsculas);

3) Clique em "Pesquisar".

 

Instruções:

1 - Alunos que tiveram o pedido DEFERIDO:

Aguarde as instruções que serão encaminhadas via Ofício à IFES Origem sobre a matrícula.

A IFES de Origem deve repassar aos candidatos as orientações enviadas no ofício da IFES receptora.

O procedimento após o pedido ter sido deferido é a realização da matrícula na UFRJ.

Após a matrícula, a secretaria acadêmica do curso realizará a inscrição das disciplinas autorizadas.


2 - Dúvidas quanto ao funcionamento do sistema de pesquisa pública do Sei!:

 

Aguarde divulgação do resultado no site ou o ofício encaminhado à sua IFES.

O acompanhamento via pesquisa pública do Sei! é facultativo.


3 - O INDEFERIMENTO de solicitações é justificado no ofício enviado à instituição de origem, juntamente com o parecer emitido pela coordenação de curso.


4 - Em caso de matrícula presencial:

• Divisão de Registro de estudantes (DRE): Av. Athos da Silveira Ramos, nº. 274, prédio do CCMN, Bloco D (Térreo), Telefone 3938-9507 ou 3938-9500.

 

Observações sobre envio dos pedidos:

Para alunos de outras IFES - serão realizados pelas coordenações do Programa nas IFES via SEI-UFRJ a partir do período de pedidos para 2024/1.

Para alunos da UFRJ - são realizados via unidade acadêmica desde 2020 via SEI.


DÚVIDAS SOBRE COMPARECIMENTO NA DRE (matrícula, prazo, documentação, procuração, etc): Ligue para 3938-9507 ou 3938-9500.

II) Para alunos da UFRJ:

Para acompanhar o andamento de seu processo de Mobilidade Acadêmica, acesse o Sistema de Pesquisa pública do Sei! UFRJ: sei.ufrj.br/pesquisa

 

- Consulta por nome:

1) Vá ao campo "Interessado / Remetente" e digite seu nome completo;

2) Digite o código da imagem (o sistema diferencia letras maiúsculas e minúsculas);

3) Clique em "Pesquisar".

 

- Consulta por número de processo:

1) Digite o número do processo na lacuna "Nº do Processo ou Documento";

2) Digite o código da imagem (o sistema diferencia letras maiúsculas e minúsculas);

3) Clique em "Pesquisar".

 

Instruções:

 

1 - Aguardar o ofício enviado pela IFES pretendida ser enviado e anexado ao processo eletrônico, formalizando o parecer sobre o pedido de mobilidade.

2 - Alunos que tiverem o pedido DEFERIDO:

Siga as instruções que serão encaminhadas via Ofício pela IFES de Destino com informações sobre a matrícula e posterior inscrições em disciplinas.

 

Clique aqui para acessar o resultado das solicitações 2024/1 de participação no Programa.

 


Coordenação do Programa de Mobilidade Acadêmica:

A Coordenação do Programa de Mobilidade Acadêmica da UFRJ é exercida pela Seção de Programas Acadêmicos da Divisão de Integração Acadêmica na Pró-Reitoria de Graduação - UFRJ

Responsável:

Christiane Sá

Telefone: 3938-0677

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

 

 

 

 

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