Os alunos de graduação regularmente inscritos em disciplinas poderão pedir passagens à Universidade quando participarem dos seguintes eventos acadêmicos:

• apresentação de trabalhos no país, em congressos científicos, simpósios, workshops e exposições;

• participação em cursos, congressos científicos, simpósios, workshops e exposições;

• participação em encontros estudantis; e

• atuação em eventos artísticos ou esportivos.

Em alguns casos, a Universidade poderá autorizar ajuda financeira para estadia e alimentação. Os pedidos de passagens deverão ser formalizados através de processos, com antecedência de, pelo menos, trinta dias da realização do evento, na Unidade, que os encaminhará à Pró-Reitoria de Graduação.

Nos processos para pedidos de passagens, deverão os seguintes documentos:

• Documento que comprove a existência do evento e a data de sua realização (convite, folder, carta de aceitação etc.). Nos casos de participação em cursos, congressos científicos, simpósios, workshops e comparecimento a exposições, sem apresentação de trabalhos, apresentar parecer do Coordenador do Curso sobre o programa de atividade pretendida, explicitando a relevância da sua participação para as atividades do curso. Este parecer deve estar referendado pela congregação ou conselho departamental da unidade.

• Declaração da Secretaria Acadêmica comprovando:

a) regularidade da inscrição em disciplinas no período acadêmico do curso; e

b) coeficiente de rendimento igual ou maior que cinco. No caso de o aluno não apresentar coeficiente de rendimento igual ou maior que cinco, ele deverá constar do processo parecer do orientador ou do coordenador do curso justificando a excepcionalidade.

O aluno beneficiado com passagem deverá apresentar relatório circunstanciado, acompanhado do comprovante de participação, no prazo de trinta dias após o evento. O aluno que não apresentar o relatório não poderá ser beneficiado com qualquer tipo de bolsa ou auxílio oferecido pela UFRJ.

Modelo de Requerimento (inserir o PDF)

Subcategorias