Se você não estuda na UFRJ e seu diploma de nível superior é registrado na UFRJ, seu processo seguirá as mesmas normas que regem os processos dos alunos desta Instituição, ou seja, as normas da Portaria 33/78 SESu/MEC e do Conselho de Ensino de Graduação (CEG).

Se você já possui diploma de nível superior, civil ou militar, não haverá necessidade de fazer outro vestibular. Neste caso, seu primeiro diploma deverá constar da documentação exigida quando da autuação do processo.

Principais cuidados com o diploma:

Não assiná-lo com caneta cuja tinta seja à base de álcool

Não dobrar

Não molhar

Não plastificar

Não perfurar, grampear ou prendê-lo com clipes

Não colar adesivos

Não deixá-lo exposto ao sol

Evitar contato com areia, umidade e produtos químicos.

Evitar atritos e contato com superfícies que possam danificá-lo

Assim como todo documento oficial, uma vez danificado, o diploma perde o seu valor

Tel. da Divisão de Diplomas:

2598-1725, 2598-1726 e 2598-1714 (telefax)

A partir da aprovação em todas as disciplinas exigidas pelo curso até o registro do respectivo diploma, há uma série de procedimentos a cumprir. Quando rigorosamente seguidos, o recebimento do diploma será rápido. O erro na documentação implicará na devolução do processo à Unidade do aluno para que seja completada ou corrigida, o que causará um retardo desnecessário.

O fluxo depende do formando, da secretaria acadêmica da sua unidade, da Divisão de Diplomas/PR-1 e do deslocamento do processo pelos diversos pontos, feitos pelo malote oficial da UFRJ.

A UFRJ oferece cursos de graduação, a maioria com quatro anos de duração, havendo, porém, cursos de formação tecnológica, com cinco anos de duração, como os de Engenharia, e cursos com seis anos,  como o de Medicina. Dependendo do curso que o aluno escolher e de seus planos de estudos, ele poderá obter mais de um diploma, como, por exemplo, um Diploma de bacharel e um de licenciado.
Depois da graduação, há uma série de opções para a pós-graduação: lato sensu (cursos de Especialização e de Atualização) e programas de pós-graduação stricto sensu, compreendendo o Mestrado e o Doutorado.

Chegando a esta DIP, toda a documentação que consta no processo será analisada de acordo com as leis vigentes e, estando correta, o diploma será registrado e assinado pelas autoridades competentes.
As assinaturas do Reitor ou de seu substituto legal, da Diretora da Divisão de Diplomas e do funcionário responsável, caso necessário, poderão ser reconhecidas no Cartório Guido Maciel, na Avenida Nilo Peçanha, nº 26, 3º andar.
 Uma vez registrado, o processo será encaminhado à Secretaria Acadêmica do curso de origem, para que o diploma seja retirado pelo aluno ou por seu representante legal.
  • Solicitar à Divisão de Registro de Estudantes (DRE) o HE onde deverá constar a participação do formando no ENC. Se o aluno iniciou os estudos em outra Universidade, o HE também deverá conter as notas do vestibular por disciplina feito na instituição de origem, o programa das disciplinas cursadas e a tabela de equivalência das disciplinas transferidas que lograram dispensa na UFRJ.
  • Solicitar à DRE o Boletim de Orientação Acadêmica (BOA).
  • Fazer o requerimento ao Sr. Diretor da Unidade para abertura do processo visando a emissão do diploma.
  • Autuar o processo para registro na Divisão de Diplomas.