O curso de graduação em Engenharia Civil capacita o diplomado a atuar como Engenheiro Civil na elaboração de projetos e execução de obras civis em empreendimentos de engenharia, colocando-se diante da tecnologia e dos métodos de execução em permanente atitude de aperfeiçoamento e atualização.

A habilitação em Engenharia Metalúrgica concentra-se nos estudos dos materiais metálicos, sua obtenção e processamento, desde o minério até o produto final. A primeira etapa na obtenção dos metais consiste no enriquecimento dos minérios, obtenção dos óxidos e sua posterior redução em metais e seu refino. Estes metais são freqüentemente empregados ligados a outros metais ou mesmo não-metais, o que lhes confere propriedades de interesse industrial, como resistência à corrosão, tenacidade, resistência ao desgaste, resistência para trabalhos em alta temperaturas.

O objetivo do curso de Engenharia de Controle e Automação da Escola Politécnica da UFRJ é atender à necessidade de maior competitividade das indústrias devido à recente tendência de globalização da economia mundial. O atual mercado demanda um novo profissional com formação na área de controle e automação de sistemas, multidisciplinar por excelência, com capacitação polivalente e sólida qualificação em informática.

O Engenheiro Mecânico possui um campo de trabalho bem diversificado em todos os segmentos das indústrias. O curso oferece, a partir de uma sólida formação científica e tecnológica, opções de desenvolvimento profisssional para atuação em fabricação mecânica, em projetos de máquinas e equipamentos, em sistemas térmicos, na automação industrial e robótica, em projeto, operação e manutenção de plantas industriais e de processos e na indústria do petróleo, dentre outros. A infra-estrutura de laboratórios e a forte integração com a pós-graduação permitem um curso de qualidade, voltado para o desenvolvimento de novas tecnologias, que prepara o futuro profissional para uma carreira de liderança.

O curso de Engenharia de Materiais da Escola Politécnica da UFRJ habilita profissionais para o trabalho com materiais em geral, incluindo os metálicos, com ênfase nos materiais cerâmicos, poliméricos e compósitos, para atender a projetos de desenvolvimento de novos materiais.

UFRJ PR1-Pró-Reitoria de Graduação
Desenvolvido por: TIC/UFRJ