O primeiro Curso de Graduação em Microbiologia e Imunologia do Brasil foi implantado pelo Instituto de Microbiologia em 1994.

O currículo do curso está estruturado para formar profissionais que atuem na Biotecnologia, na Microbiologia da Saúde, na Microbiologia Ambiental e nas aplicações industriais da Microbiologia - processos de fermentação, produção e controle de alimentos industrializados em geral - ou atuem como docentes e pesquisadores.

A Escola de Comunicação da UFRJ oferece aos seus alunos uma formação versátil que equilibra o embasamento teórico, necessário a uma visão crítica da função dos meios de comunicação na sociedade, e o aprendizado prático, voltado para a compreensão dos métodos de trabalho em comunicação, o uso criativo de novas tecnologias e a capacidade de readaptação profissional a um mercado em permanente mobilidade.

O paisagista é um profissional que atua no desenvolvimento de projetos no meio urbano, atendendo a um apelo da própria cidade, desde os micro-espaços residenciais às grandes áreas livres de uso público, como praças e parques (urbanos). O exemplo maior de paisagista brasileiro é Roberto Burle Marx, graduado pela Escola de Belas Artes.

O Curso de Composição de Interior tem por objetivo formar um profissional designer de interiores, de nível superior, especialista na organização dos espaços interiores residenciais, comerciais, culturais ou institucionais, segundo condições de conforto ambiental, e procurando a adequação homem-espaço, considerando aspectos funcionais, culturais, estéticos, psicológicos, tecnológicos e econômicos.

O curso de graduação em Ciências Sociais, oferecido pelo Departamento de Ciências Sociais do IFCS, habilita o aluno como Bacharel e como Licenciado em Ciências Sociais.

A estrutura curricular do curso permite a formação de profissionais com perfis distintos: todos os alunos cursam um conjunto de disciplinas obrigatórias e completam sua formação com outro conjunto de disciplinas complementares, distribuídas pelas áreas de Antropologia, Sociologia e Ciência Política. A diferenciação interna do currículo de graduação decorre de exigências práticas e visa, sobretudo, a preparar o aluno para a pós-graduação em Antropologia, Sociologia e Ciência Política. A Licenciatura em Ciências Sociais exige, ainda, as disciplinas de formação pedagógica.

UFRJ PR1-Pró-Reitoria de Graduação
Desenvolvido por: TIC/UFRJ