O Observatório do Valongo oferece o curso de graduação em Astronomia, sendo o único no país a conferir o título de Astrônomo. O curso conta atualmente com 13 professores, sendo 12 doutores, e cerca de 100 alunos. Ele fornece ainda uma sólida base de formação em Física e Matemática, necessárias a um amplo conhecimento e à grande abrangência de atuação na área. Ele tem como objetivo formar profissionais que possam atuar, tanto no campo teórico, como observacional, instrumental e, também, no de divulgação científica.

O Curso de Artes Cênicas oferece duas habilitações: Cenografia e Indumentária. A escolha é feita pelo candidato no ato da inscrição para o Concurso de Acesso aos Cursos de Graduação da UFRJ. O curso oferece conhecimentos técnicos e artísticos fundamentais para atender às necessidades de ensino e pesquisa, formando um profissional apto a atuar nas diversas áreas que compõem a realização de um espetáculo.

A FAU é responsável pela formação de arquitetos e urbanistas conhecidos e conceituados internacionalmente. Sua finalidade básica é dar a seus alunos uma formação técnica, artística e científica que possibilite a atuação consciente e crítica no desempenho das atividades referentes a edificações, planejamento de interiores, paisagismo e meio ambiente.

O curso de Administração é oferecido pelo Departamento de Administração da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC). As disciplinas do curso podem ser oferecidas à tarde ou à noite. É o primeiro do Rio de Janeiro a adotar uma orientação educacional inovadora, que enfatiza a capacitação estratégico-gerencial numa perspectiva global e com sólida visão social em todas as áreas empresariais: marketing; finanças e controle; operações e logística; recursos humanos; estratégia empresarial; e administração internacional.

UFRJ PR1-Pró-Reitoria de Graduação
Desenvolvido por: TIC/UFRJ